Qual foi o seu primeiro livro?

Qual foi o seu primeiro livro?

image



A primeira leitura, em nossa infância, pode nos marcar profundamente, criando em nós um lugar afetivo que poderá nos cativar definitivamente para nos tornarmos leitores pelo resto de nossas vidas.

Recentemente, em conversas no trabalho, sondei com os colegas quais tinham sido suas leituras de infância. Minha surpresa foi observar que para uma geração inteira alguns nomes coincidiam.  Nomes como Ruth Rocha, Ziraldo e Pedro Bandeira.

Outra turma, de geração anterior, citava Lewis Carrol e as viagens psicodélicas de Alice no País das Maravilhas , Esopo e suas fábulas cheias de moral cumprindo seu papel formador de comportamentos.

Poucos, entretanto, incluíram em sua listas clássicos da Literatura, abrindo uma lacuna e relegando àqueles que avançavam em seus estudos ler Julio Verne, Machado, Cervantes em sua memória afetiva de criança, como se as suas histórias não pertencessem ao universo lúdico e formador de saber.

A professora Raquel Naveira tem dedicado a vida a estudar as várias manifestações literárias, as expressões que compõe magicamente este universo das Letras.

Ela ter nos apresentado o curso A Importância da Literatura Infantil na Formação do Leitor nos enche de orgulho e alegria, pois a mestre e membro da União Brasileira de Escritores e outras Academias de Letras pretende identificar em obras consagradas e em obras de autores contemporâneos, a profundidade e o cuidado com que deve ser tratada a educação infantil, que compõe a saúde da criança, como um todo.

Saiba um pouco mais sobre a escritora, poeta e literata Raquel Naveira.

E conheça o Curso de Extensão que ela oferecerá pela USCS!


0800 767 8727 | (11) 2714-5699