Quais doenças a Acupuntura pode tratar ou curar?
A Medicina Tradicional Chinesa (MTC) e, em especial, a Acupuntura, representam um campo de interesse crescente para profissionais que buscam aprofundar a compreensão sobre abordagens terapêuticas integrativas e complementares, onde o tratamento por meio da inserção de agulhas em pontos específicos do corpo tem se estabelecido globalmente, tanto por ser uma excelente ferramenta para alívio de dor, como por sua atuação na gestão de uma ampla variedade de condições crônicas.
Continue a leitura para descobrir a extensão do potencial terapêutico da Acupuntura no organismo.
A Acupuntura tratar, alivia ou cura?
A atuação da Acupuntura não se baseia na substituição de tratamentos médicos essenciais em casos de doenças graves ou infecciosas, mas sim em um mecanismo de regulação do organismo.
Sua prática reconhece a interconexão entre mente e corpo, sendo particularmente eficaz no manejo de desequilíbrios psicossomáticos e condições crônicas que frequentemente respondem de forma limitada às abordagens convencionais.
O tratamento por Acupuntura pode resultar em alívio significativo, controle da progressão de quadros e, em situações de desequilíbrios eminentemente funcionais, pode, até mesmo, reverter os sintomas.
A intervenção busca restabelecer o equilíbrio homeostático e modular a resposta do sistema nervoso, estando a eficácia dessa prática ligada à sua capacidade de otimizar a função de sistemas orgânicos, em vez de focar apenas na supressão sintomática.
Doenças que melhoram com a Acupuntura
A Organização Mundial da Saúde (OMS) e numerosos estudos clínicos têm reconhecido a eficácia da Acupuntura para o tratamento de diversas condições, cuja aplicabilidade da técnica abrange desde a dor musculoesquelética até desequilíbrios emocionais e gastrointestinais.
Entre os quadros clínicos com evidências de melhoria significativa por meio da Acupuntura, destacam-se as síndromes dolorosas crônicas, como a dor lombar persistente, a enxaqueca e a fibromialgia, onde, nestes casos, o foco da Acupuntura na modulação da dor e inflamação resulta em redução da intensidade e frequência dos sintomas.
Outras condições amplamente estudadas e responsivas incluem a náusea e o vômito (particularmente os induzidos por quimioterapia), a rinite alérgica e a cólica menstrual (dismenorreia primária).
No campo dos desequilíbrios internos, o tratamento com Acupuntura tem demonstrado benefícios na hipertensão leve (atuando na regulação do sistema nervoso autônomo), na gastrite funcional e no manejo de sintomas de depressão leve e ansiedade, onde a prática atua na harmonização emocional.
A cura do corpo, da emoção e da consciência em equilíbrio
Na perspectiva da Medicina Tradicional Chinesa, a ideia de cura transcende a simples eliminação de sintomas, sendo o objetivo principal do tratamento o de restaurar o fluxo harmonioso do Qi (energia vital) e do Xue (sangue) nos meridianos, promovendo a saúde integral e a autonomia corporal, na qual a doença é interpretada como uma manifestação de um desequilíbrio energético mais profundo, na raiz da disfunção.
Neste contexto, o acupunturista se torna responsável por aplicar uma metodologia que investiga a origem desse desequilíbrio, seja ele físico, emocional ou ambiental, tornando o tratamento individualizado para cada paciente, visando atuar na raiz do problema e não apenas em suas manifestações superficiais.
A recuperação integral envolve a harmonização dos sistemas orgânicos e emocionais, o que confere à prática um diferencial importante em relação a terapias que focam estritamente no alívio sintomático, sendo o foco no equilíbrio energético é a chave para a saúde e bem-estar sustentável.
Aprenda a tratar e curar doenças com a Acupuntura
Para profissionais que buscam integrar uma ferramenta terapêutica em suas práticas e expandir suas competências, a Pós-graduação em Acupuntura, da USCS, oferece uma formação de qualidade, com um currículo sólido, alinhado aos padrões acadêmicos mais elevados.
Em 24 meses, com 1200 horas de formação aprofundada, você dominará os fundamentos da Medicina Tradicional Chinesa, podendo expandir sua atuação para tratar distúrbios ginecológicos, patologias da coluna vertebral, além de explorar a Acupuntura estética e esportiva.
→ Veja como ocorrem as aulas práticas na Pós em Acupuntura da USCS!
Descubra técnicas especializadas de acupuntura gratuitamente
No curso ‘Acupuntura no Esporte’, desenvolvido pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul em parceria com o corpo docente da Pós em Acupuntura, você aprenderá a promover o bem-estar de atletas e de praticantes de atividades físicas.
Com 6 aulas completas, o curso é inteiramente gratuito e online, ideal para aqueles que desejam ampliar os conhecimentos na área, aprendendo com um material teórico e prático rico.

