Projeto de lei visa flexibilizar burocracias relacionadas ao uso de agrotóxicos

Projeto de lei visa flexibilizar burocracias relacionadas ao uso de agrotóxicos

image

Neste ano teve início uma polêmica muito grande em relação ao projeto de lei que visa aliviar o controle do uso de agrotóxicos na produção de alimentos. O que pode ser, a longo prazo, desastroso para a saúde dos brasileiros.
 

Muitos ambientalistas e profissionais da área da saúde criticam o projeto, em contrapartida os principais interessados argumentam que há muita burocracia para os produtores e que isso precisa ser aliviado.
 

Em junho, o projeto foi aprovado por uma comissão legislativa e agora será submetida à plenária da Câmara dos Deputados. Outro argumento usado pelos governantes que estão à favor é que a lei que está atualmente vigente está desatualizada, e por isso é necessário a reformulação.
 

O Brasil já sofre com o uso indiscriminado de agrotóxicos, e por ser um grande produtor rural, uma medida como essa pode causar danos irreparáveis à saúde da população. O Brasil domina desde 2008 o mercado mundial de agrotóxicos, cerca de 80% desses produtos são usados na produção de cana-de-açúcar, soja, algodão e milho.
 

Há outro agravante, os produtores brasileiros usam quatro pesticidas que o uso é proibido na Europa. Além disso, em um levantamento feito pela USP o Brasil está entre os maiores consumidores de agrotóxico do mundo.
 

Os agrotóxicos, por sua composição química, oferecem perigo à nossa saúde, a dos trabalhadores do campo e à natureza. A aprovação dessa lei pode ir contra a legislação de outros países que buscam diminuir a quantidade de pesticidas utilizados na produção agrícola.
 

0800 767 8727 | (11) 2714-5699