Por que o cigarro eletrônico virou pauta nas últimas semanas?

Por que o cigarro eletrônico virou pauta nas últimas semanas?

image

O cigarro eletrônico esteve bem presente nos noticiários nas últimas semanas, em razão de casos de morte e hospitalização ocorridos nos Estados Unidos. Seis pessoas foram vítimas fatais de uma doença respiratória misteriosa, e o que deixou médicos e cientistas em estado de alerta é que, embora as causas dessa doença ainda sejam desconhecidas, todas as pessoas eram usuárias desse tipo de cigarro.
 

O que é o cigarro eletrônico?
 

Os cigarros eletrônicos funcionam por vaporização. O formato é parecido com o de uma caneta e contém um líquido interno. A mistura que é evaporada é à base de álcool, água, glicerina, propilenoglicol, essência e nicotina.
 

Esse tipo de produto é proibido no Brasil, porém, seu uso tem se tornado cada vez mais comum em cidades brasileiras. Por sua proibição, fica vetada a publicidade ou a importação desse tipo de produto.
 

Por que o cigarro eletrônico se tornou uma preocupação?
 

O cigarro eletrônico é amplamente utilizado nos Estados Unidos, e as autoridades americanas investigam 450 casos de doenças que podem ter sido desenvolvidas pela utilização do produto. O uso entre adolescentes e jovens adultos aumentou significativamente em todo o território americano, o que gerou ainda mais preocupação.
 

Estudos recentes feitos naquele país indicaram não só o aumento de usuários, mas também foram descobertas substâncias altamente cancerígenas e tóxicas na composição do vaporizador. Além disso, os cigarros eletrônicos têm um alto poder viciante, em razão da quantidade de sabores e essências disponíveis no mercado.
 

A tendência é que os Estados Unidos proíbam o uso do cigarro eletrônico, já que é possível que os pesquisadores demonstrem os riscos que ele oferece à saúde do usuário. Esse é um alerta para todo o mundo, e serve para que as nações incentivem a realização de pesquisas mais profundas sobre o produto.
 
 

0800 767 8727 | (11) 2714-5699