Pomada para modelar cabelos causa cegueira temporária

Pomada para modelar cabelos causa cegueira temporária

image

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou um alerta sobre a ocorrência de efeitos colaterais graves causados por um produto usado para trançar e modelar os cabelos. Um desses efeitos colaterais foi uma cegueira temporária causada após o produto entrar em contato com os olhos.
 
Vários casos foram comunicados à Anvisa e noticiados em agências de notícias, especialmente no Rio de Janeiro. De acordo com a CNN, entre as pessoas que usaram o produto, muitas relataram a perda temporária da visão, ardência nos olhos, lacrimejamento intenso, coceira, vermelhidão, inchaço ocular e dor de cabeça.
 
A Secretaria Municipal do Rio de Janeiro informou que “ao menos 130 pessoas procuraram o Hospital Souza Aguiar na segunda-feira com queimaduras e com problemas para enxergar após uso de pomadas para fazer tranças e baby hair” — noticiou o UOL.
 
O jornal O Tempo informou que houve ocorrências também em Minas Gerais, São Paulo e em outros estados com pomadas de várias marcas, mostrando que o problema está na composição química.
 
No alerta número 7 de Cosmetovigilância, a Anvisa informou que “há relatos de lesões oculares temporárias mais graves” e que o tempo para recuperação da visão dos consumidores está sendo de 7 a 15 dias. 
 
"Essa pomada escorre para os olhos no momento em que lava os cabelos, molha na chuva, mergulha em piscina", explicou Anna Beatriz Simões, médica do Hospital Souza Aguiar.
 
Consultada pela reportagem do UOL, a Dra Simões mostrou a gravidade do problema ao dizer que "a pomada danifica o olho, queimando a córnea."
 
A pernambucana Adélia Barbosa da Silva, de 38 anos, descreveu a experiência dramática dizendo que foi “como se tivesse um punhal no meu olho”.
 
A importância de usar produtos autorizados pela Anvisa e de consultar os profissionais de Estética
 
Uma das recomendações da Agência de Vigilância Sanitária é “adquirir e usar apenas produtos regularizados na Anvisa”.
 
No entanto, além de usar produtos regularizados, é preciso usar esses produtos de acordo com a recomendação e seguir as instruções mesmo após a aplicação do produto.
 
Nós sabemos que as pessoas não têm paciência para ler rótulos. Uma pesquisa da Interacting with Computers Journal em 2018 indicou que 70% das pessoas não leem manuais.
 
Ainda mais reveladora é a pesquisa do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) de que apenas 25,1% da população é capaz de compreender totalmente o que dizem os rótulos.
 

Imagina isso: você compra um cosmético para modelar seus cachos e, em vez de arrasar na festa, fica cega por 15 dias. Não é horrível?

O curso de Pós-graduação em Tricologia e Visagismo surgiu da necessidade de oferecer uma especialização para propiciar segurança e responsabilidade para os tratamentos capilares.
 
É por isso que vale a pena investir nos serviços de um profissional de Estética.
 
Vale a pena pagar um pouquinho mais e ir num salão onde a profissional usa produtos certificados, aplica de forma correta e te dá todas as orientações para preservar a sua saúde.
 
 
 
 
 
0800 767 8727 | (11) 2714-5699