Se você quiser melhorar a performance do seu negócio, você precisará de dados. Se você precisar definir uma estratégia de marketing ou vendas, você precisa de dados. Se você decidir que é hora de diversificar seus canais de venda e adotar um plano de ação para aquecer suas vendas no e-commerce, você precisará de… isso mesmo, dados. Para tudo isso e muito mais você precisará de informações precisas e abundantes. Sem isso, as chances de erro se multiplicam muito.
É claro, dá para fazer com base na intuição, no feeling, na vasta experiência ou meramente ancorado nas boas intenções. Mas, dificilmente isso irá resultar em aumento de performance para o seu negócio.
Todos os dias milhares de pessoas investem milhares e milhões de reais em planos de ação e estratégias que não darão retorno algum.
São anúncios que não convertem, canais de venda que não funcionam, campanhas que não atinge o público — e os responsáveis nem mesmo sabem o que deu errado.
Porque é isso que acontece quando você tenta fazer isso sem ter os dados necessários: você não sabe onde acertou ou errou.
Luís Felipe Molina, Senior Data Analyst, defende a importância dos dados no dia a dia da operação e diz que _“é necessário o entendimento do quão importante é que dados e operação caminhem juntos”._
Em artigo para o Olhar Digital, Molina explica que o negócio ganha três características importantes quando a operação é feita com base em dados:
1. Seu negócio ganha escala: os negócios precisam ser escaláveis, negócios baseados em dados têm maior chance de atenderem um grande número de clientes sem falharem nesse processo;
2. Seu negócio ganha eficiência: uma vez que foram elaboradas a partir da análise das informações disponíveis, suas ações de vendas são mais sólidas e confiáveis.
3. Seu negócio ganha agilidade: se as suas ações de venda e marketing são baseadas em dados, você sabe exatamente o que fazer e onde buscar a solução.
Por isso é tão importante adequar seu negócio à uma cultura de dados. Mesmo se você for MEI e trabalhar sozinho, pode adotar medidas para tomar decisões e elaborar planos de ação com base em dados.
Uma pesquisa da IDC2 mostrou que as empresas extraem todo o valor de seus dados quando têm uma cultura de dados — crenças e comportamentos que valorizam, praticam e incentivam o uso de dados para aprimorar a tomada de decisões — e que essa cultura de dados agrega valor comercial.
É por isso que Abu Amir, consultor em negócios digitais, vai falar pra você sobre como coletar e usar corretamente os dados para aumentar a performance do seu negócio.
Será no dia 9 de Fevereiro, das 19 às 21 horas em nosso **canal do Youtube** ou de **forma presencial no nosso Campus Bela Vista**
Garanta a sua incrição e reserve o seu lugar.