Parceria com o CAU-SP fortalece a Pós em Arquitetura Humanizada e amplia o impacto social da formaçã

Parceria com o CAU-SP fortalece a Pós em Arquitetura Humanizada e amplia o impacto social da formaçã

image


Com uma busca constante por uma arquitetura que vá além de formas e funções, colocando o ser humano no centro do processo de idealização e desenvolvimento do projeto, a parceria firmada entre a Pós USCS e docentes da Pós-graduação em Arquitetura Humanizada, Acessibilidade e Ambientes Sustentáveis, com o Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo (CAU-SP), representa um marco importante para a Universidade, demonstrando o compromisso desta para com a qualidade da formação de seus estudantes, além de colaborar para a expansão de práticas mais humanizadas no cenário profissional e social.
 
Essa colaboração estratégica objetiva integrar o conhecimento acadêmico, frente a atuação prática e regulatória do Conselho, criando um ambiente propício para o desenvolvimento de profissionais capazes de transformar espaços e impactar de maneira positiva a vida de milhares de pessoas, levando à sociedade alguns conceitos de extrema relevância para os dias modernos, tais como a promoção da acessibilidade e da sustentabilidade.
 
Conheça essa nova parceira da Pós USCS e continue a leitura!
 

O papel do CAU-SP na valorização de práticas mais humanas na arquitetura

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo (CAU-SP) é uma autarquia federal, responsável por fiscalizar o exercício profissional da arquitetura e urbanismo no estado, além de orientar e disciplinar as atividades dos arquitetos e urbanistas, zelando pela qualidade dos serviços técnicos em arquitetura e urbanismo. Criado em 2010, por meio da Lei Federal n.º 12.378, atua na defesa da sociedade, buscando garantir que os projetos e obras concebidos por seus profissionais contribuam para o bem-estar social, para a segurança e a sustentabilidade das cidades paulistas.
 
Assim, existe um alinhamento profundo entre os princípios que direcionam a atuação do CAU-SP e proposta por práticas mais humanas na arquitetura, expressas nos conceitos formulados acerca da abordagem da Arquitetura Humanizada. Ambos acreditam que a arquitetura não deve ser apenas uma disciplina técnica ou estética, mas sim, uma importante ferramenta de transformação social, responsável por promover o bem-estar da população.
 
 
O Conselho, ao promover boas práticas e fomentar a ética profissional, reforça a ideia de que o arquiteto deve estar sempre atento às necessidades reais dos usuários dos espaços projetados, desenvolvendo designs que promovam qualidade de vida, conforto, inclusão e dignidade.
 
O reconhecimento institucional proporcionado por uma parceria com o CAU-SP confere à Pós-graduação em Arquitetura Humanizada, da USCS, maior relevância no cenário acadêmico arquitetônico, pois estar alinhado com o órgão que representa a categoria profissional em São Paulo valida a importância da formação e a pertinência de seus conteúdos para o mercado de trabalho e para a sociedade, fortalecendo a credibilidade do curso e atraindo estudantes interessados em uma abordagem da arquitetura que é valorizada e incentivada pelo próprio Conselho.
 
 

Como essa parceria fortalece a Pós em Arquitetura Humanizada e abre novas possibilidades aos alunos

A colaboração da Pós USCS com o CAU-SP atua como importante ferramenta propulsora de fortalecimento para a Pós-graduação em Arquitetura Humanizada e seus estudantes, conferindo-lhes a segurança de concluir seus estudos em uma Universidade referenciada e credibilizada perante ao Conselho oficial da área abordada.
 
Além disso, em função desta parceria, associados ao Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo contam com benefícios exclusivos onde a Universidade se compromete com a excelência educacional e, mediante comprovação de associação, oferece descontos de 30% nos cursos de Pós-graduação da Universidade Municipal de São Caetano do Sul, na modalidade presencial.
 
 

A Arquitetura Humanizada como agente de transformação no cenário urbano e institucional

A Arquitetura Humanizada possui um campo vasto de aplicação, perpassando por diversos setores, reforçando seu potencial enquanto agente de transformação no cenário urbano e institucional. Em hospitais, por exemplo, um projeto focado no bem-estar do paciente e na otimização de fluxos tende a impactar de forma direta na recuperação. Já em ambientes estudantis, os espaços pensados para estimular a criatividade e o convívio contribuem para um ambiente de aprendizagem mais eficiente e acolhedor.
 
 
Essa abordagem abrange não apenas a estética e a funcionalidade, focando na união entre a excelência técnica e a empatia, oferecendo aos usuários e futuros utilizadores dos espaços um cuidado genuíno. Portanto, a formação nessa área capacita o profissional a ir além do desenho, compreendendo as necessidades psicológicas, sociais e emocionais das pessoas que irão habilitar ou utilizar os espaços projetados, considerando conhecimentos aprofundados em neurociência, acessibilidade e desenho universal.
 
Assim, considerando a crescente demanda por projetos que considerem o impacto humano e social da arquitetura, a especialização em Arquitetura Humanizada, fortalecida por parcerias estratégicas como a firmada com o CAU-SP, possui um enorme potencial de influenciar o futuro da arquitetura brasileira, onde profissionais com essa qualificação estão mais preparados para responder aos desafios contemporâneos das cidades, sendo habilitados para propor soluções inovadoras que coloquem o ser humano no centro do debate e da prática arquitetônica, moldando espaços mais justos e saudáveis para todos.
 
 

Faça um curso gratuito para se aprofundar em conceitos arquitetônicos com a Pós USCS

A Universidade Municipal de São Caetano do Sul desenvolveu um minicurso online e gratuito, voltado para profissionais que almejam se aprofundar nos conteúdos mais atualizados da arquitetura! Aqui, você tem a oportunidade de se aprofundar em Arquitetura Biofílica, conhecendo a qualidade educacional ofertada pela Pós-graduação em Arquitetura Humanizada e por seu corpo docente.
 
Em ‘Reimaginando a Arquitetura Paisagista’, você irá compreender a importância e a aplicação da arquitetura biofílica, bem como se aprofundará nas implicações dessa abordagem no processo de unir ser humano e natureza. Em apenas cinco aulas gratuitas, o mestre Benedito Abbud, arquiteto de referência na área, te convida a reimaginar a arquitetura paisagista.
 
Ao final do curso, receba um certificado de conclusão para tornar seu currículo ainda mais competitivo.
 
(11) 2714-5699