Os meios de transporte sofrem mutações juntamente com os avanços da sociedade

Os meios de transporte sofrem mutações juntamente com os avanços da sociedade

image

A população mundial continua em crescimento. Com isso, é comum que as demandas das cidades mudem, e os meios de locomoção são os mais afetados pelas mudanças sociais. Todos os anos, assistimos ao surgimento de novas formas de transporte, sejam aqueles utilizados individualmente ou os coletivos. Eles são um dos pilares mais importantes da sociedade.
 

Hoje em dia, por exemplo, já é possível utilizar automóveis cuja tecnologia permite que eles se locomovam sozinhos. Aliás, será cada vez mais comum vermos sistemas autônomos de locomoção, e isso não é uma possibilidade para os próximos 50 anos, mas algo que estamos vivendo neste exato momento. Muito investimento tem sido aplicado também na produção de carros elétricos, em razão da vantagem, entre outras, de não emitirem gases poluentes.
A tendência é que veículos autônomos e elétricos caiam no gosto do público nos próximos anos, e isso impactará não só a locomoção urbana, mas também mudará muitas questões culturais e sociais.
 

O profissional do futuro
 

A globalização e a inserção do Brasil nos mercados internacionais tendem a tornar o país mais competitivo no que diz respeito aos custos de produção, e sabe-se que os meios de transporte têm grande peso nesse contexto. São necessárias políticas facilitadoras da produção de meios de transporte mais econômicos e sustentáveis. Nos países desenvolvidos, o incremento do Sistema Ferroviário/Metroviário é tido como uma das formas ideais e consagradas para alcançar esse objetivo.
 

O aumento dos congestionamentos nas grandes cidades é uma realidade, e a ocupação populacional de forma desordenada desencadeará, num futuro bem próximo, a busca de alternativas já testadas e bem-sucedidas nos países desenvolvidos. Portanto, a formação de mão de obra especializada na área de engenharia ferroviária e metroviária é necessária e premente.
 

Para atender a todas essas demandas, é preciso que os profissionais estejam preparados para projetar e colocar em prática as mudanças que se fazem necessárias. A Pós-Graduação em Engenharia Ferroviária/Metroviária tem o objetivo de formar profissionais no segmento de Transportes sobre Trilhos (ferrovias e metrovias), em todos os aspectos de atuação. Saiba mais informações sobre o curso: https://bit.ly/2NmRgE9

 

0800 767 8727 | (11) 2714-5699