A falta de regularidade da prática de atividades físicas aliada com uma péssima alimentação pode resultar em vários fatores de riscos à saúde. Um dos principais problemas que atingem aqueles que não tomam os cuidados necessários com a saúde é a obesidade, uma doença causada pelo excesso de gordura corporal.
Essa condição causa vários problemas na saúde como doenças cardiovasculares, depressão, diabetes, trombose, entre outros, e com tudo isso diminui consideravelmente, a expectativa de vida.
Existem três graus de obesidade: I (Leve), II (Moderada) e III (Mórbida).
Para identificar esses graus é preciso medir o índice de massa corporal. Para descobrir o índice de massa corporal que tem em seu corpo, foi desenvolvido um método internacional.
Esse cálculo é feito dividindo o peso (em quilogramas) pela altura (em metros) elevada ao quadrado (Peso ÷ altura² = IMC). Assim, podemos identificar o grau de obesidade.
Assim, podemos também descobrir o grau da obesidade, medindo a circunferência da cintura.
As duas formas são exatas, mas é essencial sabermos outros dados a respeito da massa corporal do indivíduo para saber de fato se a pessoa é obesa ou não. Para tanto, existe o exame de bioimpedância.
É fundamental saber que não são todos os casos que a cirurgia de redução de estômago é recomendada.
O excesso de peso pode ser corrigido com mudanças nos hábitos.
Para termos uma vida saudável, primeiro temos que reeducar nossa alimentação, comendo coisas saudáveis, sem dietas restritivas, tirando os casos em que o próprio médico receita.
A prática de atividade física regular, aumenta o tônus muscular, auxiliando na perda de peso.