O que o educador pode fazer diante de uma situação de bullying?

O que o educador pode fazer diante de uma situação de bullying?

image

O bullying é uma situação que tem como característica expor um ou mais alunos a uma situação vexaminosa. Geralmente, os alunos são oprimidos através de agressão verbal e física que são feitas de maneira repetitiva.
 

O bullying é uma das formas de violência que mais crescem no mundo, e esse tipo de situação pode acontecer em qualquer meio social como escola, família, amigos, faculdade, local de trabalho e até em faculdades.
 

Sendo mais comum em escolas, o bullying pode causar doenças psicossomáticas, traumas, isolamento e até queda de rendimento.
 

Qual é o papel do educador diante desse tipo de agressão?
 

É aconselhável que o educador tome providências imediatamente ao detectar uma situação de bullying em sala de aula. Se houver omissão por parte do professor ou até uma certa participação, no caso de o docente dar uma “risadinha” após alguma piada, a vítima pode se sentir pior ainda.
 

É importante que o professor esteja atento a quem seja o autor, o alvo e os telespectadores do bullying para que possa tomar medidas mais diretas. Isso não significa que não possa ter piadas entre um grupo de colegas, porém, há um limite entre uma brincadeira e uma agressão.
 

O professor tem um papel importantíssimo ao engajar os alunos a entender que é importante se manter o respeito, praticar a generosidade e a solidariedade dentro de sala de aula. É necessário que seja dado o exemplo dentro da instituição escolar, para que todos entendam a importância do respeito e da tolerância.
 

0800 767 8727 | (11) 2714-5699