O que é risco Brasil?

O que é risco Brasil?

image

O risco Brasil (ou risco país) é um índice que se levanta sobre países que têm a sua economia em estado de vulnerabilidade.

Mais precisamente, o  Emerging Markets Bond Index Plus (EMBI+), mede o perigo de se investir em determinado país num determinado momento.

O Brasil, devido a um histórico de instabilidades financeiras, ainda desperta alguma insegurança em investidores, que recorrem a esses índices para decidirem se investem ou não em determinado momento.

Os Bancos de investimentos é quem determinam estes índices.  O J.P. Morgan (Banco norte americano), por exemplo, analisa diversos fatores, como dívida, déficit na balança comercial, taxa de juros, para estabelecer o tal grau de risco.

No entanto, não são apenas os dados concretos que incidem sobre este “perigo” de investimento.  Situações políticas podem despertar no investidor o sinal de alerta.  Geralmente às vésperas de eleições significativas, como para o senado ou presidência, é que as atenções ficam mais voltadas para aquele país.

Para o investidor o índice é um norteador, no entanto, pode ser justamente este retroceder do investidor o maior fator de insucesso econômico destes países, pois a economia é orgânica e qualquer ação pode interferir ferozmente no resultado, mesmo um simples boato.

Uma simples possibilidade de mudança em alguma regra do o jogo econômico-político pode movimentar de tal forma o mercado que pode levar um país ao ostracismo por parte de investidores.

 

 

Conheça nossa Pós-graduação em Economia

Pós em MBA Executivo em Gerenciamento Estratégico de Negócios

Pós-graduação em MBA em Gestão em Logística e Operações Internacionais

0800 767 8727 | (11) 2714-5699