O que é o pompoarismo?

O que é o pompoarismo?

image

O pompoarismo, que vem do verbo pompoar, significa contrair. É uma técnica indiana milenar que teve origem no tantrismo, tem como objetivo fazer com que a mulher aumente a consciência e o controle sobre os músculos do assoalho pélvico (MAP). A técnica consiste no fortalecimento da musculatura da região por meio de movimentos de contração e relaxamento.
 
Ao contrair os MAP durante a relação sexual, a mulher aumenta o atrito entre a vagina e o pênis, elevando o prazer para ela e para o parceiro. Além disso, o orgasmo que acontece pela contração involuntária dos MAP, ao ter maior controle sobre eles, a mulher é capaz de potencializar seu próprio clímax.
 
A prática da contração dos MAP traz inúmeros benefícios para a autoestima e a vida sexual da mulher. O pompoarismo aumenta a excitação sexual, devido aos movimentos que estimulam o clitóris e áreas próximas, promovendo maior autoconhecimento do corpo e das sensações eróticas.
 
Muitas mulheres jovens relatam ter episódios de incontinência urinária. Portanto, elas devem começar
desde cedo a praticar os exercícios de contração, como medida preventiva.
 
Arnold Kegel foi um ginecologista alemão das décadas de 40 e 50, que utilizou os exercícios de contração dos MAP, com pacientes que sofriam de incontinência urinária. Ele também percebeu que muitas dessas mulheres referiam ter melhorado a qualidade dos orgasmos e, algumas delas, que nunca tinham tido um orgasmo, aprenderam a ter.
 
Um acessório muito utilizado no pompoarismo são as bolinhas de bem wa ou bolinhas tailandesas. Elas são utilizadas para o treino de coordenação motora. Mesmo não focando no ganho de força, elas acabam incrementando em alguns graus, porém, se a mulher busca especificamente melhorar o grau de força, é recomendado que utilize o cone vaginal.
 
É importante deixar claro que se a mulher tem ou teve algum episódio de incontinência urinária, ela não deve realizar os exercícios do pompoarismo sem antes consultar um fisioterapeuta pélvico.
 
Profa Ana Paula Bispo
Docente do curso de Pós-Graduação em Fisioterapia Pélvica 

 
 
0800 767 8727 | (11) 2714-5699