O que a Acupuntura trata? Conheça os benefícios comprovados

O que a Acupuntura trata? Conheça os benefícios comprovados

image


A Acupuntura é uma Prática Integrativa e Complementar (PIC) da saúde com raízes milenares, reconhecida globalmente, muito utilizada para o alívio de sintomas e o tratamento de diversas condições.
 
A Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Sistema Único de Saúde (SUS) no Brasil endossam a eficácia de seu uso, especialmente no manejo da dor e na melhoria da qualidade de vida de pacientes com quadros crônicos.
 
Essa Medicina Tradicional Chinesa (MTC) compreende a inserção de agulhas muito finas em pontos específicos do corpo, chamados de meridianos ou acupontos, cujo objetivo é estimular o sistema nervoso central e liberar substâncias químicas que promovem a analgesia, o relaxamento muscular e a modulação de funções orgânicas. 
 
 
Continue a leitura para conhecer algumas aplicações clínicas dessa prática e benefícios comprovados da acupuntura.
 

Acupuntura para dores crônicas

Uma das áreas de maior destaque na aplicação da Acupuntura é o tratamento de dores crônicas, sendo essa prática uma alternativa ou complemento importante à farmacologia tradicional. Sua eficácia está consolidada por evidências científicas, sendo recomendada por diversas entidades de saúde.
 
Além disso, é cientificamente comprovado que a estimulação dos acupontos tem o potencial de liberar endorfinas e outros neurotransmissores, promovendo um efeito analgésico e anti-inflamatório natural.
 
Quadros musculoesqueléticos como a lombalgia (dor na coluna lombar), a dor cervical e a osteoartrite (principalmente no joelho), por exemplo, apresentam respostas positivas significativas ao tratamento com acupuntura, onde a técnica irá atuar na redução da tensão muscular, na melhora da circulação local e na diminuição da percepção da dor.
 
 
A inclusão da Acupuntura no SUS reforça seu papel como ferramenta acessível e comprovada para o manejo da dor persistente, contribuindo para a redução do consumo de medicamentos e a prevenção da cronificação de alguns sintomas.
 

Acupuntura no tratamento de ansiedade, insônia e depressão

O papel da Acupuntura se estende de forma significativa ao campo da saúde mental e emocional, demonstrando a capacidade de influenciar o sistema nervoso autônomo, que regula funções involuntárias como a frequência cardíaca, a respiração e a digestão, que tendem a ficar desreguladas em quadros de estresse prolongado, ansiedade e insônia.
 
A inserção das agulhas em pontos estratégicos promove um efeito de relaxamento profundo, estimulando o sistema nervoso parassimpático, responsável pelo estado de "descanso e digestão".
 
Para pacientes com transtornos de ansiedade e depressão, a Acupuntura tem se mostrado clinicamente um excelente tratamento complementar, ajudando a amenizar e eliminar sintomas como a irritabilidade, a agitação e a dificuldade de concentração.
 
Além disso, a melhora na qualidade do sono, especialmente no tratamento da insônia, é um dos benefícios mais relatados, pois a técnica auxilia na regulação dos ciclos circadianos e na redução da hiperatividade mental noturna.
 
 

Tratamento de acupuntura para problemas ginecológicos, respiratórios e digestivos

Além das aplicações mais conhecidas, o alcance terapêutico da Acupuntura engloba diversos sistemas orgânicos, oferecendo soluções para condições que afetam a qualidade de vida, como no âmbito ginecológico, onde a técnica se faz eficaz na modulação hormonal e no alívio de sintomas pré-menstruais.
 
Mulheres que sofrem com a tensão pré-menstrual (TPM), irregularidades menstruais e cólicas intensas (dismenorreia) encontram na Acupuntura um método para reduzir a intensidade e a frequência desses desconfortos.
 
Já para o sistema respiratório, a Acupuntura atua no fortalecimento da função pulmonar e na redução da inflamação, em especial ao tratar de condições alérgicas, como a rinite e a asma, que podem ter seus sintomas aliviados através da modulação da resposta imune e da desobstrução das vias aéreas.
 
No sistema digestivo, entretanto, o tratamento visa a regulação da motilidade intestinal e a redução de processos inflamatórios, logo, pacientes com gastrite, intestino preso (constipação) ou a síndrome do intestino irritável podem se beneficiar da terapia como um meio de equilibrar as funções gastrointestinais e promover o bem-estar digestivo geral. 
 
 

Dê o próximo passo na sua carreira com a acupuntura

A especialização em Acupuntura é ideal para profissionais da saúde que desejam incorporar tratamentos alternativos em suas práticas clínicas, aprofundando o conhecimento sobre o que essa medicina trata e como aplicá-la com excelência.
 
Se você está em busca de aumentar seu escopo profissional, se especializando em uma área que vivencia um crescimento exponencial, a Pós-graduação em Acupuntura, da USCS, oferece o desenvolvimento necessário no setor.
 
Em 24 meses, com 1200 horas de formação aprofundada, você dominará os fundamentos da Medicina Tradicional Chinesa, podendo expandir sua atuação para tratar distúrbios ginecológicos, patologias da coluna vertebral, além de explorar a Acupuntura estética e esportiva.
 
→ Veja como ocorrem as aulas práticas na Pós em Acupuntura da USCS!
 

Descubra técnicas especializadas de acupuntura gratuitamente

No curso ‘Acupuntura no Esporte’, desenvolvido pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul em parceria com o corpo docente da Pós em Acupuntura, você aprenderá a promover o bem-estar de atletas e de praticantes de atividades físicas.
 
Com 6 aulas completas, o curso é inteiramente gratuito e online, ideal para aqueles que desejam ampliar os conhecimentos na área, aprendendo com um material teórico e prático rico.
(11) 2714-5699