
A aceitação da perda de uma pessoa querida é um desafio muito grande para nós, e quando falamos de perda não estamos falando somente da morte. Porém, qualquer separação é difícil, seja ela conjugal, de amizade ou física. Durante uma situação como essa, podemos nos ver diante de problemas como a depressão e a ansiedade, por exemplo.
Para lidar com a morte especificamente, é preciso um cuidado maior em alguns casos. O luto é um processo muito complicado e que pode gerar muitos conflitos. Em alguns casos é preciso até de um acompanhamento psicológico para ajudar a pessoa a enfrentar esse processo.
Em geral, o luto varia em um período de seis meses a dois anos, e quando trabalhado na terapia, o psicólogo poderá captar histórias de vida e compreender as particularidades do paciente.
Mas como saber se é a hora certa para procurar apoio profissional?
É preciso que você fique atento aos sinais que podem indicar um quadro de depressão, por exemplo. Um dos fatores definitivos que podem estar atrelada a essa fase é o tempo em que esses sentimentos estão permeando a sua vida.
Além disso, sua vida social está normal? Seu humor está oscilando? E como anda o seu apetite? Seu sono está em dia? É preciso que você observe cada um desses possíveis sinais, qualquer anormalidade ligada a esses itens citados podem indicar um quadro de saúde mental alterado. Procure um especialista para o tratamento.
O psicólogo especializado na pós graduação psicologia analítica: abordagem junguiana poderá tratar um paciente com esse quadro de forma mais abrangente e eficiente. Com o objetivo de desenvolver e disseminar o ensino da Psicologia Analítica ou Junguiana, estabelecer parâmetros para a prática da terapia Junguiana, auxiliar os profissionais que estão interessados em melhorar suas habilidades clínicas e conhecimentos da Psicologia Analítica. Incentivar a expansão e aprofundamento do conhecimento, teórico e prático da Psicologia Analítica e incentivar a pesquisa cientifica em Psicologia Analítica.