Número de alunos em cursos de pós-graduação cresce 74% no Brasil

Número de alunos em cursos de pós-graduação cresce 74% no Brasil

image

Em pesquisa realizada pelo Instituto Semesp (Sindicato das Entidades Mantenedoras de Ensino Superior), foi constatado um aumento de 74% em relação aos alunos matriculados em cursos de especialização. Nos últimos anos, a rede privada tem sido a opção escolhida pela maioria dos alunos.
 

Uma das possíveis causas desse aumento é a procura das pessoas por realocação no mercado de trabalho ou para conquistar um cargo melhor dentro da própria empresa onde trabalham. É bom ressaltar que em um cenário de crise econômica, é comum aumentar a busca por cursos de aperfeiçoamento, já que todos se encontram em uma situação mais instável.
 

Estima-se que 5,7 milhões de pessoas tenham concluído um curso de especialização e que há pelo menos duas mil instituições que oferecem esse tipo de curso, nas modalidades presencial e a distância. O número de alunos que frequentam os cursos presenciais é de 68%, porém, a especialização a distância tem ganhado um espaço sólido no gosto popular.
 

Mudanças na carreira
 

Um curso de especialização proporciona ao aluno um aprofundamento dos seus conhecimentos, uma vivência prática (em algumas áreas), troca de experiências, networking, reconhecimento no mercado de trabalho, empregabilidade e amplia as chances de promoção na empresa. A pesquisa do Instituto Semesp constatou que os alunos dos cursos de especialização têm rendimento médio mensal em torno de 4,6 mil reais, valor superior em comparação com os profissionais que têm apenas curso de graduação.
 

Fato é que os cursos de especialização têm se tornado cada vez mais populares, já que muitos profissionais estão em busca de melhores oportunidades no mercado de trabalho. Além disso, a pós-graduação proporciona uma experiência acadêmica profunda e inovadora, oferecendo muito mais do que o conhecimento específico.


 

0800 767 8727 | (11) 2714-5699