Novo exame diagnostica o autismo em bebês de 3 meses

Novo exame diagnostica o autismo em bebês de 3 meses

image

O autismo é a o transtorno de desenvolvimento grave que pode prejudicar a capacidade de comunicação e interação da pessoa. Geralmente, o seu diagnóstico acontece através da observação do comportamento da criança. Os sintomas costumam aparecer antes dos 3 anos de idade, e o diagnóstico pode ser feito por volta dos 18 meses.
 

Uma fórmula de computador foi inventada por William Bosl, um professor de informática em Saúde da Universidade de São Francisco, nos EUA. E através de um simples eletroencefalograma passou a ser possível captar sinais que podem indicar o autismo.
 

Como foi feito o exame para detectar o autismo?
 

No estudo, 99 bebês passaram por exames e aqueles que tinham uma certa propensão a desenvolver esse tipo de transtorno, uma vez que seus irmãos mais velhos tinham autismo. Além disso, mais 89 bebês que não tinham propensão de desenvolver o transtorno fizeram parte do estudo.
 

Além do teste do algoritmo, os bebês passaram por algumas avaliações comportamentais que ajudam no diagnóstico do autismo para poder descartar a margem de erro. O teste do algoritmo acertou cerca de 95% dos casos em bebês com 3 meses de vida. Já os bebês com 9 meses a porcentagem de acerto foram de 100%.
 

O teste se mostrou bastante eficiente, já que o exame feito não é invasivo e é de baixo custo. Caso sua eficiência seja comprovada com mais estudos, o exame vai representar um grande avanço.
 

0800 767 8727 | (11) 2714-5699