Neurociência e o processo de aprendizagem

Neurociência e o processo de aprendizagem

image

A aprendizagem é um desafio a ser entendido pelos educadores que lecionam em salas de aula que tem alunos de todas as faixas etárias.Para entender um pouco mais sobre esse processo do âmbito da neurociência, nós precisamos levar em consideração que a emoção interfere diretamente no processo de retenção de informação. 
 
A motivação também é muito importante, já que sem ela dificilmente o aluno prenderá sua atenção às aulas. E é justamente isso que a neurociência faz: entende todos os processos que cercam a aprendizagem. 
 
E faz parte do estudo da neurociência, entender o cérebro através de experimentos e usando aparelhos como o de ressonância magnética, para assim observar as alterações do cérebro. 
 
E assim, é possível entender o desenvolvimento da criança de forma mais completa. Além disso, o educador tem mais um desafio que é adaptar os sistemas de ensino criados no século 19 para uma nova realidade. 
 
Há algumas conclusões neurocientíficas relacionadas a aprendizagem que deixam o assunto mais claro: 
 
A emoção interfere na capacidade da criança de reter informação;
Sem motivação o caminho para a aprendizagem se dificulta;
A atenção é fator primordial para a aprendizagem;
Durante toda a nossa vida nosso cérebro se modifica devido ao contato que temos com os ambientes, pessoas e situações;
A memória é mais efetiva quando há um conhecimento específico que pode ser associado ao que vai ser ensinado. 
 
O nosso curso de Pos graduacao em Neurociências Aplicadas À Educação  tem o objetivo geral de preparar os alunos para dominar o conhecimento de como as funções cerebrais controlam e interferem diretamente no processo de aprendizagem, na execução de tarefas diárias e no comportamento.
 
0800 767 8727 | (11) 2714-5699