Neurociência e Educação: Conhecimentos essenciais na Neuropsicopedagogia

Neurociência e Educação: Conhecimentos essenciais na Neuropsicopedagogia

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Profa. Dra. Silvia Gonçalves de Almeida  

Pedagoga, Psicanalista e Doutora em Psicologia Social  
Silvia é docente de cursos de pós-graduação em Neurociências e Educação  

 
 
 
 
Os conhecimentos da Neuropsicopedagogia contribuem para compreendermos e promovermos o desenvolvimento cognitivo, emocional e social do indivíduo no âmbito educacional, através da integração de conhecimentos de neurociência, psicologia e pedagogia, de forma transdisciplinar.
 
O entendimento de como o cérebro aprende e se desenvolve ao longo da vida possui grande relevância para a área. Entendemos que a aprendizagem ocorre por meio da formação de novas conexões entre neurônios com a mediação de mecanismos biológicos e químicos, e um processo de adaptação e modificação cerebral contínuo, com base na plasticidade sináptica, modulação química, formação de memórias e interação.
 
Ao compreender a maneira a qual o cérebro aprende, podemos identificar possíveis dificuldades no processo de aprendizagem e desenvolver estratégias pedagógicas personalizadas para aproveitar ao máximo o potencial do cérebro no processo de aprendizagem do indivíduo, criando intervenções educativas relevantes.
 
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Por que estudar a Neuropsicopedagogia?

Ao estudarmos a Neuropsicopedagogia, constatamos que o cérebro é capaz de se reorganizar e criar conexões neuronais ao longo da vida e, por isso, algumas pessoas que possam apresentar dificuldades de aprendizagem, também podem ser capazes de aprender, pois o cérebro é capaz de desenvolver novas habilidades e superar desafios quando estimulado de forma adequada.
 
Desta forma, a neuroplasticidade (ou plasticidade cerebral) trata-se de um princípio que vem a reforçar a importância de realizarmos intervenções educativas precoces e contínuas, visando o máximo de aproveitamento da capacidade de adaptação cerebral.
 

Quais as principais contribuições da Neuropsicopedagogia?

Uma das contribuições mais ricas dos estudos da Neuropsicologia é o reconhecimento da influência do estado emocional no processo cognitivo; para essa ciência, a emoção e cognição são interdependentes. O maior exemplo disto repousa nas emoções, que podem tanto gerar engajamento e motivação para aprendizagem como repulsa e prejuízo. Além disso, as emoções afetam diretamente a motivação, a atenção, a memória e a tomada de decisão.
 
Isso nos permite perceber a importância de se criar ambientes educacionais seguros e acolhedores, favorecendo o bem-estar emocional dos estudantes e seus graus motivacionais. Emoções positivas facilitam o engajamento do estudante no processo de aprendizagem.
 
O desenvolvimento de inteligência socioemocional também é essencial, sendo importante desenvolver habilidades de empatia, autoconsciência e autorregulação. Habilidades emocionais e sociais contribuem para resiliência emocional e relações interpessoais saudáveis.
 

A Neuropscicopedagogia e as habilidades

Com os estudos de Neuropsicopedagogia, passamos a compreender como ocorre o domínio de certas habilidades, a exemplo da formação da linguagem e do raciocínio lógico. Temos diferenças funcionais que podem afetar a aprendizagem, sendo fundamental conhecê-las para atendermos às necessidades específicas de cada aluno para assim podermos potencializá-las de maneira efetiva.
 
Outras contribuições importantes são a multissensorialidade e a aprendizagem significativa. Nosso cérebro processa informações pelo estímulo simultâneo de múltiplos sentidos, logo, a combinação de estímulos visuais, auditivos, táteis e cinestésicos permite aos educadores criarem situações de aprendizagem envolventes que atendam a diferentes estilos de aprendizagem e ainda ajudam a a construir conexões entre diferentes áreas do cérebro, facilitando a aprendizagem.
 
Por outro lado, a aprendizagem significativa refere-se à importância atribuída ao aprendizado, bem como ao significado atrelado a um novo conhecimento pelo ancoramento de conhecimentos prévios, visando transformá-los. Isto é, quando aprendemos algo novo, unimos essa novidade a um conhecimento existente para transformar ambos por meio da assimilação.
 
Deste modo, o ensino precisa ser contextualizado com conteúdos de grande relevância para vida do aluno. Estratégias de ensino que consideram a aprendizagem significativa, tendem a facilitar a compreensão e aplicação prática de um novo conhecimento; trata-se de conectar o conhecimento a contextos familiares, sociais e culturais dos estudantes, onde os métodos precisam respeitar a diversidade e promover educação inclusiva e personalizada. 
 

O aprendizado dentro da Neuropsicopedagogia

Para a Neuropsicopedagogia o aprendizado ocorre ao longo da vida, então devemos incentivar constantemente a continuidade do aprendizado em todas as fases de vida do indivíduo, para haver a possibilidade e capacidade do nosso cérebro de aprender e se adaptar. É um processo que visa a realização e o bem-estar das pessoas pelo seu desenvolvimento pessoal e profissional.
 
Portanto, a Neuropsicopedagogia proporciona um conhecimento que contribui para o desenvolvimento integral da pessoa por trazer uma compreensão mais ampla e integrada do processo de aprendizagem. Além disso, ressalta a importância de criarmos práticas educacionais que se baseiam na emoção, na cognição, na diversidade e na individualidade de cada estudante.
 
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