Neurociência: como melhorar a capacidade de concentração e estimular a criatividade no trabalho

Neurociência: como melhorar a capacidade de concentração e estimular a criatividade no trabalho

image

Mesmo com os inúmeros benefícios, a internet, ao ser utilizada de forma incorreta, pode tirar o foco e a criatividade, ao invés de se tornar uma grande aliada para o alcance de bons resultados. O problema está na dependência tecnológica desenvolvida por muitas pessoas, que se prejudicam pela falta de controle em dividir momentos de entretenimento com atividades que precisam de atenção. 

Confira algumas dicas da neurociência, extraídas de pesquisas científicas, para ajudar a melhorar a capacidade de rendimento e concentração no trabalho:

Escute música, mas não a sua favorita
Escutar música pode te ajudar a relaxar e, consequentemente, ter concentração, uma vez que o som bloqueia ruídos do ambiente. Mas, segundo pesquisadores de Taiwan, é melhor ouvir canções que você já conheça, pois seu cérebro pode se distrair tentando analisar uma música totalmente nova. Além disso, os cientistas descobriram que sentimentos positivos ou negativos pela "trilha sonora" tiram o foco do trabalho.
 
Permaneça alimentado e hidratado
Manter-se alimentado e hidratado é fundamental para manter a concentração nos estudos e no trabalho. Basta ingerir uma fruta ou beber um suco. O importante é fornecer energia suficiente ao seu organismo. Além disso, água também mantém o cérebro em bom funcionando, segundo um estudo realizado por pesquisadores ingleses, que revelou que pessoas com sede demoram mais tempo para concluir tarefas do que aquelas que estão bem hidratadas. 
 
Movimente-se
Segundo uma pesquisa da University of Illinois (EUA), exercícios físicos aeróbicos podem desenvolver regiões do cérebro ligadas à memória e à atenção. Em pouco tempo, os benefícios já podem ser percebidos: a velocidade de processamento de informações aumenta após trinta minutos de exercícios moderados, segundo o pesquisador do estudo ouvido pela ABC News.
 
Durma tempo suficiente
O médico norte-americano, Daniel Amen, afirmou à revista Men`s Health que pessoas que dormem, no mínimo, sete horas por noite apresentam atividade cerebral bastante superior à daquelas que passam menos tempo dormindo. Tirar sonecas também pode contribuir para a melhora na concentração durante o dia. De acordo com um estudo realizado por pesquisadores australianos, jovens adultos que dormem por um período de 90 minutos após o almoço apresentam ganhos em memória e ótima capacidade de aprendizado.
 
Escreva à mão
Por conta das facilidades que a tecnologia proporciona, muitas pessoas esquecem de escrever manualmente. Porém, existe uma grande vantagem em anotar suas ideias usando o antigo método. De acordo com pesquisadores das universidades da Califórnia e Princeton, quem escreve à mão tem mais facilidade de memorizar e compreender as informações do que quem as digita. Isso porque o processamento de dados ocorre de maneira mais superficial ao se usar o teclado.

0800 767 8727 | (11) 2714-5699