Não melhorou da fisioterapia? Identifique os erros

Não melhorou da fisioterapia? Identifique os erros

image

Uma publicação feita no conselho regional de fisioterapia de São Paulo realiza uma campanha informando que orienta os profissionais a não utilizarem apenas equipamentos em suas consultas, mas a orientar exercícios aos pacientes para que a patologia seja tratada de forma eficaz e a longo prazo.

A utilização do TENS (máquina que dá uma espécie de choque) é feita para redução e combate de inflamações e dores. Como acontece em muitos dos casos, não é correto utilizar apenas um tipo de equipamentos para tratamento fisioterápico, pois não se obterá resultados por muito tempo e o tratamento ficará incompleto.

A principal causa da síndrome da banda iliotibial, por exemplo, é a fraqueza do músculo lateral do quadril e um desalinhamento do joelho na corrida, o uso do aparelho (TENS) e do ultrassom irá diminuir a inflamação e melhorar a dor, porém, o tratamento só será completo se o músculo que está fraco for fortalecido e houver correção do desvio do joelho na corrida, com exercícios educativos.

É de suma importância que seja exigido uma avaliação e um tratamento individualizado e específico para cada caso, a fisioterapia se aplicada da forma correta é capaz de restaurar a função do corpo. A diminuição dos sintomas das dores não é essencial para a solução do problema, o combate deve ser realizado na causa do problema, pois somente dessa forma o paciente terá bons resultados em longo prazo.

Conheça nossos cursos de Pós-graduação em Fisioterapia.
Pós em Fisioterapia em traumotologia e ortopedia.
Pós em Massagem e técnicas corporais aplicadas.



0800 767 8727 | (11) 2714-5699