Modelos de sistema de gestão ambiental (SGA) podem evitar tragédias.

Modelos de sistema de gestão ambiental (SGA) podem evitar tragédias.

image

Em um período menor do que quatro anos, três gravíssimos acidentes ambientais ocorreram em nosso país: o rompimento das barragens de Mariana e de Brumadinho, em Minas Gerais, e o transbordamento de água contaminada em um reservatório de uma empresa em Barbacena, no Pará. Essas tragédias demonstram que há um descaso da gestão ambiental no Brasil, na qual os modelos estão mais voltados para remediar os problemas do que para preveni-los.

Prejuízos como esses poderiam ser evitados com a implantação de modelos de sistema de gestão ambiental (SGA) que, segundo Moreira (2001), têm como benefício a possibilidade de as empresas demonstrarem consciência com o meio ambiente. De acordo com a ABNT (2004), esses sistemas podem ser certificados pela norma ISO 14001, que tem como objetivo detalhar os requisitos relativos aos processos, permitindo que as empresas possam elaborar e efetivar uma política que considere os requisitos legais e outros por ela definidos que afetem os aspectos ambientais. Essa implantação e posterior certificação do SGA possibilitará uma maior visibilidade nacional e internacional da organização.

Assim, com a qualificação nos cursos de pós-graduação em Gestão Ambiental, o profissional especialista atuará com a implantação e o gerenciamento de sistemas, desenvolvimentos de projetos, consultoria e planejamento dos recursos, competências importantíssimas em um mundo no qual as questões ambientais são temáticas centrais das empresas em geral.

 

Referências:

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS (ABNT). NBR ISO 14001: sistemas de gestão ambiental – requisitos com orientação para uso. Rio de Janeiro, 2004. Disponível em: <http://www.labogef.iesa.ufg.br/labogef/arquivos/downloads/nbr-iso-14001-2004_70357.pdf>. Acesso em: 6 fev. 2019

MOREIRA, M. S. Estratégias e implantação do sistema de gestão ambiental (Modelo ISO 14000). São Paulo: Novo Desenvolvimento Gerencial, 2001.

A CIDADE: Jornal de Votuporanga. Disponível  em: <http://www.acidadevotuporanga.com.br /artigo/2019/01/brumadinho-quantas-cidades-serao-devastadas-ate-que-se-compreenda-a-importancia-da-gestao-de-riscos-n53621>. Acesso em: 5 fev. 2019.

0800 767 8727 | (11) 2714-5699