Mesentério é novo órgão do corpo humano

Mesentério é novo órgão do corpo humano

image

Acaba de ser classificado como novo órgão uma estrutura do corpo humano. Chamado mesentério, ele ganhou este patamar após pesquisa realizada pelo professor Calvin Coffrey, especialista em cirurgia na Universidade de Limerick, na Irlanda. 

O mesentério já existia. Ele é uma dobra do peritônio, o revestimento da nossa cavidade abdominal, e une o intestino à parede do abdômen. Sua primeira descrição na História foi feita por ninguém menos do que Leonardo Da Vinci. 

De acordo com o site de curiosidades científicas IFLS, a descoberta foi anunciada na revista The Lancet Gastroenterology & Hepatology. O órgão faz parte do aparelho digestivo e foi descrito pela primeira vez por Leonardo da Vinci. Porém, até o ano de 2012, ainda persistia a definição que o considerava uma estrutura secundária.

Para que fosse comprovado que o mesentério era realmente um órgão foi preciso um estudo microscópico confirmando que todas as estruturas eram conectadas entre si. As análises foram, em sua maioria, realizadas em pacientes submetidos à cirurgia para remoção do cólon. 

“Nós já estabelecemos a anatomia e a estrutura; o próximo passo é a função. Se você entende a função, pode identificar as anormalidades dela e descobrir uma doença. Ao unir todas essas informações encontraremos a ciência do mesentério, base para uma nova área científica”, afirmou Coffey.

*Com informações do Yahoo e do site IFLS. 
0800 767 8727 | (11) 2714-5699