Medicina Tradicional Chinesa Tao, Yin/Yang

Medicina Tradicional Chinesa Tao, Yin/Yang

image

Texto pela Coordenadora Suzete Coló Roseto
Profa. do curso de pos graduacao em acupuntura

 

A medicina tradicional chinesa é rica em técnicas em prol da nossa saúde. É por isso que algumas das suas técnicas se espalharam pelo mundo para auxiliar no tratamento de várias doenças.
 

E a Coordenadora Suzete Colo Roseto do curso de pós graduação em Acupuntura nos explicou a fundamentação do Tao, Yin/Yang e um pouquinho sobre Acupuntura.
 

O que é a Teoria do Yin/Yang?
 

•Reunião de 2 partes opostas (Yin e Yang)
•Estão em todos os fenômenos, objetos em relação recíproca.
•Essa teoria considera o mundo como um todo e que esse método é o resultado da unidade contraditória dos 2 princípios, o yin e o yang.

Carácteres físicos

 

Yang – animado, em movimento, externo, ascendente, quente, luminoso, funcional, função que se desenvolvem, ação.
 

Yin – tranquilo, repouso, interior, descendente, frio, sombrio, material, funções decrescentes, substâncias.
 

Como funciona uma sessão de acupuntura?
 

A Acupuntura é uma das técnicas da Medicina Tradicional Chinesa e pode ser definida como a inserção de agulhas em pontos específicos no corpo humano que produzem estímulos físicos e energéticos com intuito de equilibrar a circulação do QI e refletir no bom estado da saúde, trazer bem estar físico e mental.

Em uma sessão de acupuntura fazemos um interrogatório (anamnese) seguindo os preceitos da MTC, e através de maneiras de observar e constatar hipóteses diagnóstica, inserimos agulhas em pontos específicos que ficam nos Canais de Energia ou Meridianos chineses que refletirão no bom funcionamento de órgãos e vísceras, trazendo relaxamento, alívio de dores, ganhando performance física, acalmando emoções, enfim trazendo equilíbrio da saúde.

 

A primeira maneira de observar nossos pacientes é através da teoria do Yin e do Yang. A acupuntura pode ser praticada não somente com agulhas mas também através da colocação de magnetos, stiper, sementes, sons, cores, ideogramas, laser nos pontos.

A pos graduação em acupuntura tem por objetivo proporcionar aos profissionais da área de saúde a oportunidade de através dos conhecimentos teóricos e práticos da Medicina Tradicional Chinesa, ampliar a sua formação e prepará-lo para uma atuação profissional diferenciada junto ao mercado de trabalho. Conheça o curso: https://bit.ly/2qo1ic7
 

0800 767 8727 | (11) 2714-5699