Marketing de conteúdo: como posso ter ideias mais criativas?

Marketing de conteúdo: como posso ter ideias mais criativas?

image

Em tempos de internet e redes sociais, fazer um bom marketing de conteúdo é essencial. O conteúdo é a ferramenta de venda mais poderosa que temos, e o desafio diante disso tudo é se inspirar, usar a criatividade e entender qual conteúdo cativa mais o seu público-alvo.
 

Entenda melhor como funciona o marketing de conteúdo
 

Seja você um iniciante no marketing de conteúdo ou mesmo um veterano, temos algumas dicas que vão ajudar a turbinar a sua estratégia. Antes de mais nada, precisamos ressaltar que estamos vivendo a era da informação. Todo mundo consome notícias e se atualiza praticamente o dia todo, muito disso por conta do acesso rápido à internet em smartphones.

VEJA TAMBÉM:

Por que o gerenciamento de mídias sociais é tão importante?

O marketing digital continua em ascensão

Marketing de conteúdo é o futuro

Os gestores precisam se preparar para o marketing digital

Dica 1

Sabendo que as pessoas querem ficar cada vez mais atualizadas sobre o que está acontecendo no mundo, você pode criar notícias ou compartilhar aquelas já existentes em portais confiáveis. Se for criar um texto novo, utilize diversas fontes e se aprofunde no tema; porém, se for apenas compartilhar, escreva uma pequena análise sobre a informação do seu ponto de vista ou da empresa.
 

Dica 2
 

O Google é uma ferramenta poderosa para ajudar a montar a estratégia de conteúdo. Por meio da própria caixa de busca, você pode conseguir vários insights. Abra o Google e digite o assunto que lhe interessa. Ao surgirem as opções, anote aquelas que a sua empresa consegue responder e crie conteúdos baseados nisso.
 

Além disso, há o Google Trends, uma ferramenta de tendências de busca da plataforma. Você consegue ver o volume de pesquisa e os principais assuntos sobre o termo.
 

Dica 3
 

Fique atento às novidades da sua área de atuação, e a pesquisa de hashtags pode ajudar você a fazer isso. Esse é um modo que as redes sociais acharam de agrupar os assuntos, por isso, quando você pesquisa por um termo, as ferramentas indicam tudo que está sendo dito naquele momento acerca daquele termo.
 

Dica 4
 

A sua empresa já tem um público consistente no Instagram? Que tal usar a ferramenta de enquetes do Stories? Essa é uma forma mais direta de entender o que a sua audiência está procurando e produzir um conteúdo mais certeiro. O recurso de “Faça uma pergunta” também pode ser amplamente utilizado com essa finalidade. Aproveite esses recursos tecnológicos.
 

Dica 5
 

Capriche nas fontes que irá utilizar para elaborar o seu conteúdo. Você pode usar livros, materiais estrangeiros e até artigos científicos. O importante é dar credibilidade para aquilo que o seu leitor está consumindo e, claro, isso será importantíssimo para você, já que ajudará a enriquecer o seu conhecimento.
 

Dica 6
 

Há uma série de ferramentas que auxiliam os produtores de conteúdo, e uma das mais importantes é aquela que mostra os termos mais pesquisados. O Answer The Public é um site que lista as pesquisas realizadas sobre determinado termo, dando uma noção sobre o que as pessoas estão buscando nos mecanismos como o Google, e você pode tirar muitas ideias de conteúdo disso.

Pronto, agora você já tem algumas ferramentas necessárias para produzir um conteúdo de excelência. Coloque a mão na massa e aventure-se nesse mundo fantástico de conteúdo para a internet.

 

Conheça os cursos na área de Marketing da Pós USCS: https://bit.ly/3euuGF5

 

0800 767 8727 | (11) 2714-5699