Língua presa: se não diagnosticado e tratado pode causar problemas na vida da criança

Língua presa: se não diagnosticado e tratado pode causar problemas na vida da criança

image

A língua presa é um problema que pode ser diagnosticado logo quando a criança nasce e é tratado rapidamente. É por isso que o Teste da Linguinha se tornou um exame obrigatório em bebês recém-nascidos.
 

Os prejuízos que a língua presa pode trazer para a vida da criança são desastrosos. Dificuldade para sugar o leite materno e dicção ruim são algumas das consequências que esse problema pode causar.
 

Mas o que é língua presa?
 

É a dificuldade em mastigar, falar, respirar e sugar causada por uma alteração na membrana que temos abaixo de nossa língua. Além disso, a língua presa pode causar uma série de frustrações e há caso de pessoas que sofrem bullying por causa do problema. As consequências perseguem a pessoa de sua infância a sua fase adulta, caso não tratada.
 

E o tratamento?
 

Quando diagnosticado no recém-nascido o procedimento é bem simples e indolor. A criança passa por um pequeno corte no frênulo para permitir que a língua se movimente normalmente e não cause prejuízos em suas atividades cotidianas. E o bebê pode ser amamentado normalmente, na verdade, o leite materno serve até como um cicatrizante para a pequena cirurgia.
 

E se não for tratado?
 

Caso não diagnosticada na infância, a língua presa pode dificultar atividades simples. O bebê pode apresentar dificuldade para mamar no peito, Já em sua fase mais crescidinho poderá ter dificuldade de reproduzir sons que exigem uma movimentação específica da língua, apresentar dificuldade na mastigação e deglutição.
 

O tratamento é simples e bem rápido, e evitará que a criança carregue prejuízos por toda sua vida. Principalmente na fase de desenvolvimento, que é aquela em que a criança está crescendo.
 

0800 767 8727 | (11) 2714-5699