Jung hoje, a tecnologia e os 3 egos: mito, arquétipo e a persona avatar online

Jung hoje, a tecnologia e os 3 egos: mito, arquétipo e a persona avatar online

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A psicologia de Carl Jung tem sido uma fonte de inspiração e compreensão do comportamento humano há décadas. Suas teorias psicanalíticas profundas ainda ecoam em nossos dias, mas como podemos aplicar seus conceitos complexos no contexto tecnológico atual?
 
Jung acreditava que o ser humano é composto por várias camadas de identidade. Com a ascensão da tecnologia, essas camadas de identidade se estendem ao mundo online, onde se pode criar uma persona digital, ou "avatar", seja em redes sociais, fóruns ou jogos online.
 
Mito
 
Jung definiu o mito como uma narrativa universal que transcende culturas e épocas e expressa verdades profundas sobre a condição humana e os desafios que enfrentamos, estando ligado aos interiores da mente e refletindo-se na exterioridade da cultura.
 
No mundo digital, os mitos não desapareceram, apenas evoluíram. Agora, os mitos são compartilhados e reinterpretados em fóruns online, redes sociais e jogos online em forma de histórias que queremos contar ao mundo sobre nós mesmos, nossos valores e nossas crenças, moldando nossa identidade digital.
 
Arquétipo
 
Os arquétipos são heranças universais que residem no inconsciente coletivo da humanidade, representando ideias, emoções e imagens que todos compartilhamos e a forma como nos relacionamos – neste caso, virtualmente.
 
A ideia de que fóruns e jogos online são atividades exclusivamente “antissociais” ou “associais” já caiu em desuso há muito tempo. Hoje, essas plataformas são conhecidas por, na verdade, serem ótimas ferramentas de socialização, para que as pessoas possam construir diferentes tipos de conexões no mundo virtual, seja ele real ou ficcional.
 
Portanto, no mundo virtual, os arquétipos assumem novas formas e moldam como nos relacionamos online, influenciando nossas reações e interações em redes sociais, fóruns e jogos online.
 
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Persona avatar online
 
A persona, como Jung definiu, é a máscara que usamos para nos adaptar às situações sociais e, no mundo digital, assume a forma de avatares e perfis online.
 
Nós moldamos nossa identidade online, escolhendo cuidadosamente o que compartilhamos, como nos apresentamos e como queremos ser percebidos pelos outros. Nossos avatares digitais são uma extensão da nossa persona offline, mas muitas vezes são uma versão idealizada de nós mesmos.
 
Em uma conversa com a autora, pesquisadora e podcaster Patricia Martin, o professor ph.D. e designer de jogos online da Universidade de Chicago Patrick Jagoda discutiu exatamente como a inconsciência coletiva e a persona são refletidas nos jogos online.
 
Patricia e Patrick justificam que jogadores projetam, em jogos alguns, arquétipos ao escolherem aspectos de suas casas, roupas e armas na dinâmica online, de modo que eles não apenas assistem ao ou se identificam com o avatar criado, mas sim se engajam em uma representação fiel daquela persona e do contexto que ela está inserida.
 
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A psicologia de Carl Jung permanece relevante no mundo moderno, especialmente quando se trata de entender como nossa identidade online é formada e moldada pela tecnologia.
 
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