Janeiro Branco: a vida pede equilíbrio

Janeiro Branco: a vida pede equilíbrio

image

A grande maioria das pessoas já sabe do que se trata quando falamos em Setembro Amarelo ou Novembro Azul. Nesses meses, temos campanhas importantíssimas sobre prevenção de suicídio e pela saúde do homem, respectivamente.
 
Temos também Outubro Rosa, Maio Vermelho e Agosto Dourado, mas hoje eu quero falar para vocês da primeira campanha do ano. Estou falando do Janeiro Branco e da campanha de conscientização sobre o tema da saúde mental.
 
No mês em que as pessoas estão mais focadas em resoluções e metas para o ano, ansiosas com o futuro e preocupadas em evoluir no ano que começa, psicólogos de Uberlândia criaram a campanha em 2014 para chamar atenção da sociedade para o tema da saúde mental.
 
Como relata o site oficial da campanha, “a cor branca foi escolhida por, simbolicamente, representar “folhas ou telas em branco” sobre as quais podemos projetar, escrever ou desenhar expectativas, desejos, histórias ou mudanças com as quais sonhamos e as quais desejamos concretizar.”
 
A campanha foi colocada no primeiro mês do ano porque em Janeiro as pessoas estão naturalmente inspiradas em relação ao futuro e fazendo reflexões acerca da vida, das relações, do passado e do futuro. 
 
Por isso é muito conveniente provocar a reflexão sobre saúde mental exatamente no início de um novo ciclo em nossas vidas.
 
É tão importante uma campanha sobre saúde mental?
 
De acordo com a OMS, o Brasil é o segundo país das Américas com maior número de pessoas depressivas — é mais de 5% da população refém desse mal. Maior ainda é o contingente de pessoas refém da ansiedade: 9,3%. Nenhum outro país do mundo tem tantas pessoas ansiosas como o Brasil.
 
Essa realidade fica evidente na informação que os beneficiários de planos de saúde no Brasil realizaram cerca de 29 milhões de procedimentos relacionados ao cuidado em saúde mental em 2019. O aumento foi de 167% em comparação com 2011.
 
Ou seja, há cada vez mais pessoas que precisam de ajuda. Há cada vez mais pessoas que não conseguem trabalhar adequadamente, ou se relacionar com familiares e amigos — por causa de algum transtorno mental.
 
O Mapa Assistencial da Saúde Suplementar — atualizado pela Agência Nacional de Saúde — mostra, por exemplo que as consultas psiquiátricas subiram 80% entre 2011 e 2019, enquanto as consultas de psicologia aumentaram em 199%, as consultas e terapia ocupacional tiveram um aumento de 152% e as internações em hospital de saúde mental aumentaram 383%.
 
A vida pede equilíbrio
 
O tema da campanha Janeiro Branco em 2023 é “A vida pede equilíbrio”. Diante de mudanças cada vez mais desafiadoras e aceleradas que exigem novas atitudes, novas habilidades, novos entendimentos e novos comportamentos, nunca antes foi tão necessário o equilíbrio para a nossa saúde mental.
 
Para participar você pode: reunir sua turma, falar com colegas de trabalho, da escola ou da igreja, chamar a família, organizar palestras e rodas de conversa na igreja, na empresa ou na comunidade, fazer caminhadas, convidar profissionais para tirar dúvidas sobre saúde mental e qualidade de vida.
 
Se você se interessa pelo assunto, saiba que a USCS oferece pós-graduação em Arteterapia, Psicologia Organizacional, Clínica Psicanalítica, Prática da Meditação e muitas outras que podem dar a você recursos valiosos para promover saúde mental onde você estiver.
 
0800 767 8727 | (11) 2714-5699