
Ontem (6) foi inaugurado o Inova USCS - Centro de Inovação para o Desenvolvimento Regional, localizado em São Caetano do Sul, sendo fruto do projeto submetido à Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), uma empresa pública associada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI). O Centro de Inovação abriga três laboratórios com equipamentos altamente atualizados, sendo divididos em metabolômica e proteômica, biologia molecular e biobanco.
Continue a leitura para entender a saber mais sobre a inauguração do Inova USCS e entender sua importância.
O que é o Inova USCS? Conheça as estruturas e recursos ofertados para empresas e startups
Iniciado há dois anos, o Inova USCS conta com 21 empresas em processo de incubação, onde destas, treze são da área da saúde, cinco em TIC, duas em multimercados e uma relacionada a indústria 4.0.
Com três laboratórios contendo equipamentos de pesquisa de última geração, área de coworking com sessenta estações de trabalhos, áreas de prototipagem rápida, com quatro impressoras 3D e espaços com infraestrutura adequada para o recebimento de eventos e treinamentos, o Inova USCS foi inaugurado objetivando abrigar em seu espaço tanto o local ideal para utilização de startups, quanto para empresas já consolidadas no mercado.
O maior propósito do projeto é incentivar o desenvolvimento da tecnologia, aumentar a interação das empresas, promover ações e produtos para a retomada do crescimento regional e local, e promover o desenvolvimento da inovação e conhecimento científico.
Além disso, o projeto foi responsável por capacitar mais de 400 professores e alunos nos setores de empreendedorismo, ideação e ferramentas de Inteligência Artificial, pois, como reforçado pela coordenadora do Inova USCS, Maria do Carmo Romeiro, a Universidade mantém o compromisso em oferecer muito além do ensino e pesquisa, perpassando as áreas da inovação e tecnologia, para oferecer o melhor à comunidade local e regional.
O papel do Inova USCS no desenvolvimento local e regional
O Inova USCS surge enquanto um projeto inovador, idealizado para colaborar com o desenvolvimento regional, concentrando esforços no apoio a empresas alinhadas com os sete eixos temáticos prioritários da Universidade Municipal de São Caetano do Sul, sendo eles a saúde, a indústria 4.0, a indústria criativa, governo inteligente (GovTec), educação, direito e TIC.
Dessa forma, seu espaço visa fomentar a inovação e o empreendedorismo, oferecendo um ambiente propício para a idealização, incubação e aceleração de novos negócios, além de disponibilizar áreas de coworking para promover a troca de experiências e pesquisas entre os frequentadores e utilizadores dos espaços.
Para além do suporte direto aos empreendimentos, o projeto também desempenha um papel ativo na dinamização do ecossistema regional, reforçado na oferta de serviços e pesquisas aplicadas para a identificação de desafios e busca por soluções inovadoras, bem como da realização de eventos que mobilizam empresas e outros parceiros. Essa iniciativa busca, portanto, criar um ambiente colaborativo que favoreçam a geração de ideias e a implementação de projetos de impacto.
A importância da USCS e de seus projetos é reforçado pelo poder público local, evidenciada na fala do prefeito de São Caetano do Sul, Tite Campanella, ao colocar que a Universidade traz diversificação de conhecimento para a cidade, além de atuar como peça-chave para o avanço em inovação. A grande expectativa para o Inova USCS é este se tornar um fortalecedor do progresso, responsável por trazer diversificação de conhecimento e gerar resultados concretos que contribuam significativamente para o desenvolvimento socioeconômico e tecnológico regional.
Conheça a USCS
A USCS, diminutivo para Universidade Municipal de São Caetano do Sul, é uma instituição de ensino superior que atende tanto a cidade de São Caetano do Sul, onde iniciou sua trajetória educacional, quanto o restante do Brasil, com campus dispostos pelas maiores cidades do país, objetivando levar um ensino de qualidade para os diversos estados brasileiros.
Fundada em 1º de agosto de 1968, sob o nome institucional de “Faculdade Municipal de Ciências Econômicas, Políticas e Sociais”, a USCS conta, atualmente, com sete polos com infraestrutura moderna e uma oferta ampla de cursos superiores, desde graduações, pós-graduações e MBAs, até cursos de extensão em diversas áreas do saber, sendo, principalmente, referência nas áreas da saúde e da estética.
Nos cursos de Pós-graduação Lato Sensu e MBA, a universidade totaliza mais de 250 especializações, abrangendo todas as modalidades de ensino, sendo elas presencial, semipresencial, à distância (EAD) e online/ao vivo, além de ser responsável pela formação de mais de 23 mil profissionais ao longo dos anos, promovendo, também, o engajamento da comunidade mediante clínicas-escola e centros de serviço nas áreas de saúde, direito e psicologia.