Hospitais confiáveis sob o ponto de vista sanitário.

Hospitais confiáveis sob o ponto de vista sanitário.

image

A Vigilância Sanitária deve cuidar de proteger a saúde da população promovendo ações que sejam capazes de controlar os riscos – ou prevenir – problemas sanitários que venham tanto do uso inadequado de equipamentos, quanto em casos mais amplos, que se relacionem com o meio ambiente.

 

Profissionais da área da saúde são constantemente treinados para saberem fazer o manuseio de equipamentos e procedimentos de modo seguro e que previna situações de contaminação.

 

No entanto, tratar de Vigilância sanitária exige uma visão mais aprofundada sobre educação e comportamento, pois infelizmente, no Brasil, ainda não se estabeleceu como hábito algumas ações básicas e primordiais, como lavar as mãos, cuidar que os resíduos (lixo) sejam encaminhados de modo seguro aos seus devidos lugares de descarte.

 

Também há muito pouca informação didática e de massa que ensine a população sobre como lidar com os crus, como conservar alguns alimentos, que entre eles também podem se contaminar.

 

Todo esse complexo aumenta o risco de transmissão de doenças, infecções e proliferação de bactérias.

 

Hospitais, dos públicos aos privados, precisam ter um índice de infecção hospitalar aceitável – o menor possível – para que aquele que vá utilizar de seus serviços não cheguem com uma enfermidade e saia do hospital com algo mais. É comum vermos notícias sobre UTI em que vários pacientes foram contaminados com infecção hospitalar.

 

Tratar e lidar com a saúde exige uma vontade política, um constante treinamento sobre o assunto, atualização sobre procedimentos, para que cada ação seja responsável e não contribua para a disseminação de mais doenças.

 

Conheça nossos cursos de pós-graduação em nutrição

E também o curso de pós em vigilância sanitária

E nosso curso de pós em mba executivo em gestão hospitalar



0800 767 8727 | (11) 2714-5699