Há relação entre nutrição e desempenho nos esportes?

Há relação entre nutrição e desempenho nos esportes?

image

Parece ser uma pergunta óbvia, mas para muitos este tema é fonte de muita discussão, pois há correntes que defendem um tipo de alimentação com a inclusão de carnes vermelhas e outro grupo que afirma que ser vegetariano pode ter vantagens no desempenho.

 

É fato que, para aqueles que não ingerem carnes, de forma geral, há uma maior dificuldade em se ganhar massa muscular, pois é justamente essa substância que faz com que a energia seja reabastecida durante a contração muscular e que gera, portanto, maior ganho de massa muscular.

 

O grande desafio é fazer uma compensação com grãos, ferro, gorduras e óleos saudáveis. Para que o equilíbrio e balanceamento nas refeições contem mais do que comer ou não comer carne.

 

Há outro tópico muito discutido: resistência. Fadiga. Será que aquele que não come carne se cansa mais facilmente? Não é bem assim. É necessário, como dissemos, ter uma alimentação bem balanceada, que não comprometa nenhuma das funções, que seja geradora de energia e fonte de saúde.

 

Ser vegetariano, mais do que uma opção nutricional, é a escolha de um modo de vida, em que se envolvem conceitos como meio ambiente, sustentabilidade, críticas ao sistema agropecuário e econômico, indo muito mais profundamente no tema. Sendo, então, algo complexo e amplo, o ideal é buscar orientação de um profissional que possa lhe garantir uma boa refeição sem prejudicar o seu treino.

 

Conheça nossos cursos de pós-graduação em nutrição

Curso de pós em atendimento nutricional personalizado: personal diet

Curso de pós em suplementação esportiva aplicada à saúde, atividade física e desporto

0800 767 8727 | (11) 2714-5699