Governo desenvolve ferramenta para prever incidência de raios

Governo desenvolve ferramenta para prever incidência de raios

image

O Brasil é o país com maior incidência de raios no mundo: são 50 milhões de descargas atmosféricas por ano. Pensando nisso, o governo desenvolveu um serviço por meio do qual é possível prever a incidência de raios com até 24 horas de antecedência. A expectativa é baixar o número anual de mortes causadas por descargas elétricas para 20 ou 30, dentro do prazo de 5 ou 10 anos.


O sistema foi desenvolvido pelo Grupo de Eletricidade Atmosférica (Elat) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), localizado em São José dos Campos (SP) e vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). O lançamento do sistema ocorreu no dia 4 de setembro durante a cerimônia do 54º aniversário do Inpe, e ele estará disponível para uso dos veículos de comunicação no próximo verão, funcionando nos moldes do que já ocorre com a previsão do tempo.


Segundo o coordenador do Elat, Osmar Pinto Júnior, o sistema chegou a ser operado pela instituição em caráter de teste no último verão, e o índice de acerto teve uma precisão de 85%. Ainda segundo o coordenador, o índice de incidências de raios tende a aumentar em razão do aquecimento global, fenômeno que pode diminuir em algumas regiões do país, como o Nordeste, mas que deve aumentar no Sudeste e na Amazônia.



0800 767 8727 | (11) 2714-5699