Google homenageia Chu Ming Silveira, arquiteta criadora do orelhão

Google homenageia Chu Ming Silveira, arquiteta criadora do orelhão

image

Nesta terça-feira, 4, data em que a arquiteta Chu Ming Silveira, criadora do orelhão, completaria 76 anos, o Google fez uma homenagem à profissional em sua página. A chinesa, que se mudou para o Brasil ainda criança, desenvolveu em 1971 as cabines ovais para telefones públicos, popularmente conhecidas como Orelhão, com o intuito de aumentar a durabilidade dos aparelhos e isolar o ruído ao redor. 

A homenagem da empresa de tecnologia veio em formato de Doodle – desenho em que mostra a arquiteta desenhando o seu projeto –  na página de início do Google.

Chu nasceu em 1941, em Shangai, na China, veio para o Brasil aos 10 anos de idade, acompanhada dos pais e dos três irmãos. Estudou Arquitetura em São Paulo, onde posteriormente casou-se e teve dois filhos. 

A arquiteta sentiu a necessidade de criar o Orelhão quando ela chefiava o Departamento de Projetos da Companhia Telefônica Brasileira, em 1971. O desafio era criar um protetor que oferecesse design agradável, de baixo custo e alta durabilidade. A inspiração veio do ovo, pois segunda relatos da época, a forma oferece uma acústica adequada com um desenho agradável.

Os protetores fizeram sucesso, ganharam adaptação em países como Peru, Colômbia, Angola e China. 

Hoje em dia, apesar de ser pouco utilizado, o orelhão ainda é presente em todo país. Os números passam de 50 mil. 

Gostou do artigo? Aproveite e conheça os nossos cursos de Pós-Graduação em Gerenciamento da Mobilidade Urbana e Paisagismo Para Espaços Públicos e Privados.

0800 767 8727 | (11) 2714-5699