Fisioterapia x Terapia ocupacional

Fisioterapia x Terapia ocupacional

image

Muitas são as dúvidas sobre qual é a diferença entre fisioterapia e terapia ocupacional. Para começar o nosso papo, é preciso entender que se trata de áreas distintas, cada uma delas exigindo do profissional a formação adequada.

Mas qual é a diferença entre essas duas áreas?

Basicamente, a fisioterapia utiliza os movimentos para a recuperação do paciente; já a terapia ocupacional se baseia na atividade cotidiana para proporcionar a reabilitação do paciente. As duas áreas se complementam, portanto.

Veja também:
Fisioterapia como aliada para o tratamento do Mal de Parkinson

Fisioterapia geriátrica: atividade para idosos pode proporcionar mais qualidade de vida

Fisioterapia como auxílio para a saúde de deficientes


O paciente que procura o fisioterapeuta para o seu tratamento geralmente está com o foco na prevenção ou recuperação de agravos totais ou parciais das suas funcionalidades. O terapeuta ocupacional, por sua vez, tem seu trabalho focado nas atividades cotidianas, tratando, reabilitando e recuperando as pessoas que apresentam dificuldades em atividades simples do cotidiano.

O fisioterapeuta tem a habilidade de prevenir e reabilitar pessoas com disfunções físicas, e é por meio de ginástica, exercícios e massagens que esse trabalho é feito. Além disso, o fisioterapeuta tem um papel importantíssimo no tratamento de doenças e lesões, ajudando no processo de desenvolvimento da capacidade física do paciente. Sua atuação é bem ampla, podendo proporcionar tratamento para pessoas acidentadas, com problemas cardíacos, neurológicos e respiratórios, idosos, deficientes físicos, crianças e gestantes.

A USCS está focada em formar profissionais de excelência para atender às novas demandas do mercado e oferecer serviços de extrema qualidade. Você conhece nossos cursos de pós-graduação em Fisioterapia? Acesse: https://bit.ly/2V5kqwg
 

 

 


 

0800 767 8727 | (11) 2714-5699