Estudo relaciona tamanho da cintura ao câncer de próstata

Estudo relaciona tamanho da cintura ao câncer de próstata

image

Mais uma pesquisa comprova que hábitos mais saudáveis são essenciais para reduzir riscos à saúde.

Um novo estudo realizado pela Universidade de Oxford, com 140 mil homens de oito países europeus, apontou que 10 cm a mais na circunferência abdominal aumentariam as chances de desenvolver o câncer em 13%. O maior grupo de risco, contudo, era o de homens com cintura maior do que 94 cm.

Essa análise associou as medidas do corpo de homens na faixa dos 50 anos e o risco de câncer de próstata em 14 anos.

Durante esse período mencionado, cerca de 7 mil casos de câncer de próstata foram diagnosticados. Destes, 934 foram fatais.

Os cientistas descobriram que os homens que tinham mais chances de desenvolver esse câncer, de uma forma mais agressiva, eram os com um Índice de Massa Corporal (IMC) alto e cintura larga.

Ou seja, quanto maior a cintura, maior a percentagem de risco de câncer de próstata.
Segundo Aurora Pérez-Cornago, da Universidade de Oxford, os grandes vilões seriam os hormônios causadores de câncer presentes nas células de gordura, porém isso ainda não foi provado. 
Mesmo assim, basta 10 cm a mais na circunferência abdominal para aumentar o risco de ter um tipo de câncer mais agressivo, 13% especificamente.

E quais as recomendações para que isso não ocorra?
Os homens devem manter um peso saudável e, se possível, perder medidas na cintura, segundo a especialista.

O porta-voz da Prostate Cancer UK declarou: “Essa pesquisa complementa uma série de outras evidências segundo as quais o peso e o tamanho da cintura podem influenciar no surgimento do câncer de próstata”.

Thea Cunningham, da ONG Cancer Research UK, pesquisadora da doença, diz que mais estudos são necessários para comprovar a associação entre a circunferência abdominal e o risco de desenvolver câncer de próstata.

“Não está claro se o excesso de peso leva ao desenvolvimento de tipos mais agressivos de câncer de próstata, ou se existe uma menor probabilidade de o tumor ser diagnosticado em um estágio inicial em homens com sobrepeso. Nesse caso, o câncer poderia ser mais agressivo ou estar mais avançado quando for diagnosticado”.
“Manter um peso saudável pode ajudar os homens a reduzir o risco de outros tipos de câncer, incluindo câncer de intestino”.

0800 767 8727 | (11) 2714-5699