Enfermagem obstétrica

Enfermagem obstétrica

image


A gestação é uma das mais belas experiências humanas, significativa sob o ponto de vista da mulher e também do homem, ou seja, daqueles que participam direta ou indiretamente desta etapa marcante da vida.
 
No entanto, para a gestante – especialmente as de primeira viagem –, o mistério do que poderá ser o momento do parto é um fator de estresse bastante grande.
 
Alguns profissionais têm se especializado em lidar com essa situação de modo mais humanizado. 
 
A Enfermagem Obstétrica cuida dos principais problemas enfrentados pela mulher neste período perinatal. 
 
Profissionais atentos às políticas públicas, aos indicadores de saúde na gravidez, aos modos de prevenção geralmente serão mais bem sucedidos em sua profissão, pois a relação que se estabelece com o paciente tende a ser mais profunda, mais estruturada e embasada e cria um campo de diálogo importante entre a técnica e a prática.
 
A mulher gestante contemporânea necessita de um olhar diferenciado dos profissionais, eles precisam estar atentos, atualizados em relação às legislações, aos acessos todos para que orientem as pacientes grávidas para um caminho de saúde plena, com embasamento científico, inclusive em situações de gestação de alto risco.
 
O enfermeiro obstétrico também se deparará ao longo de sua carreira com situações de violência contra a mulher, por isso, uma visão sócio-historica precisará fazer parte de sua formação, para que contribua para no processo de saúde de sua paciente.
 
Questões como planejamento familiar, violência sexual, gravidez precoce também irão compor o universo deste profissional que precisará ter uma visão humanizada e ampla da gestação.
 
Conheça o curso de pós em Enfermagem Obstétrica da USCS.
 
 
 
 
 
0800 767 8727 | (11) 2714-5699