Edward Snowden moraria no Brasil

Edward Snowden moraria no Brasil

image

Edward Snowden, de 29 anos, o criminoso mais procurado do mundo, vive na Rússia sobre asilo recebido nos últimos 10 meses, e já disse que se interessa em viver no Brasil. Desafiando a maior potência do mundo, revelou documentos ultrassecretos da NSA.  

Evitando a prisão há um ano, vive uma história de filme de espionagem. Em junho passado, Snowden entregou milhares de documentos ao jornalista Glenn Greenwald, e para Laura Poitras, documentarista, em Hong Kong, contendo segredos da espionagem americana.

Nesses documentos revela como a NSA, monitora as comunicações no mundo inteiro pela internet e telefone, incluindo os cidadãos americanos, a chamada Metadata.

Depois dos ataques de 11 de setembro, ele se alistou no Exército. Em treinamento, quebrou as pernas e foi dispensado, logo depois foi recrutado e treinado para espionagem, passando a trabalhar na Suíça e Japão. Ficou especialista em informação digital da CIA e seu último trabalho foi no Havaí, como especialista em tecnologia e cibersegurança da NSA.

Em e-mail enviado para o jornalista Glenn Greenwald, funcionário do jornal “The Guardian”, no final de 2012, pedindo para que fosse instalado um programa de criptografia, para obter sigilo na internet e assim pudessem se comunicar, pois confiava em Glenn e precisava de instituições sérias para que checassem suas informações.

Quando estava no aeroporto, no qual passou 40 dias, na área de transferência, quando o passaporte dele foi cancelado, chegou a pedir asilo a vários países, inclusive para o Brasil, porém o governo brasileiro, nega o recebimento. Desde que revelou a espionagem, evitou dar entrevistas para não desviar a atenção dos documentos, mas agora depois das revelações, passou a dar entrevistas mostrando suas opiniões 

Acusado de traição por espionagem, que prevê julgamento sem defesa pública (lei feita em tempos de guerra), também de atrapalhar relações com países vizinhos, deixando vazar documentos com revelações, comprovando que os telefones da presidente Dilma e seus assessores foram grampeados pelos americanos e seus aliados, Austrália, Canadá, Inglaterra e Nova Zelândia, espionando também a Petrobras e o Ministério de Minas e Energia.

Snowden continua na Rússia até o início de agosto quando acaba seu asilo, assim fica no aguardo autorização de asilo por outro país, inclusive o Brasil.

Conheça nossos cursos de pós na área de Tecnologia da Informação.
Você já conhece nossos cursos de Extensão Universitária?


0800 767 8727 | (11) 2714-5699