Doenças cardiovasculares são mais frequentes em mulheres

Doenças cardiovasculares são mais frequentes em mulheres

image

As mulheres costumam concentrar quase toda a atenção nas idas ao ginecologista, sem atentar, muitas vezes, para outros problemas, como doenças cardiovasculares. Estas, ao contrário do que se pensa, são as que mais vitimizam mulheres no mundo, principalmente após a menopausa.

As doenças cardiovasculares chegam a matar seis vezes mais que o câncer de mama. A cada dez mulheres, por exemplo, seis chegam a óbito por motivo de infarto. Como se não bastasse esse dado preocupante, as brasileiras são líderes das Américas em casos de AVC (acidente vascular cerebral), que são três vezes mais recorrentes entre as brasileiras do que entre as canadenses e as americanas, é o que afirma o professor livre-docente da Faculdade de Medicina da USP, Otávio Gebara.

Entre os fatores apontados como de risco para mulheres estão: diabetes, colesterol, sedentarismo, obesidade abdominal, vícios como o cigarro associado ao uso de anticoncepcional, o que, a partir dos 30 anos, pode causar trombose venosa e uma consequente embolia pulmonar. Esses fatores e o estilo de vida adotado pela mulher representam 90% dos riscos, contra apenas 10% de carga genética. Ou seja, é possível mudar esse quadro.

A gordura armazenada no corpo tem forte ligação com esses riscos, sendo a gordura abdominal a mais preocupante. De acordo com a Federação Internacional de Diabetes, mulheres em que a gordura é mais armazenada entre as regiões periféricas das coxas e nádegas, formando o que muitos conhecem como corpo de pera, correm menos riscos de desenvolver doenças cardiovasculares. Já as mulheres em que a gordura fica mais armazenada na região central (ou abdominal), formando o que muitos chamam de corpo de maçã (determinado pela circunferência da cintura: maior que 80 cm nas mulheres e 90 cm nos homens), são mais suscetíveis. Esse sinal de alerta deve ser levado em consideração a ponto de se procurar levar uma vida mais saudável, fazer atividades físicas e visitar regularmente um médico para exames de rotina.

0800 767 8727 | (11) 2714-5699