Dia Mundial da Saúde: é preciso falar sobre depressão

Dia Mundial da Saúde: é preciso falar sobre depressão

image

Nesta sexta-feira, 7, Dia Mundial da Saúde, a depressão é o tema principal abordado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Segundo a entidade, a doença afeta a cada dia pessoas de diferentes idades e estilos de vida, interferindo em atividades rotineiras e até tarefas mais simples.  Apesar de sua intensidade e conseqüências, a depressão pode ser curada por meio de tratamento, mas o primeiro passo é a informação.

Segundo a OMS, “No pior dos caos, a depressão pode levar ao suicídio, segunda principal causa de morte entre jovens de 15 e 29 anos”. E para a prevenção ou tratamento, é preciso compreender a doença.

Aumento nos casos

O número de pessoas que vivem com depressão, segundo a OMS, está aumentando – 18% entre 2005 e 2015. A estimativa é que, atualmente, mais de 300 milhões de pessoas de todas as idades sofram com a doença em todo o mundo. O órgão alertou ainda que a depressão figura como a principal causa de incapacidade laboral no planeta.

No Brasil

De acordo com a OMS, cerca de 5,8% da população brasileira sofrem de depressão – um total de 11,5 milhões de casos. O índice é o maior na América Latina e o segundo maior nas Américas, atrás apenas dos Estados Unidos, que registram 5,9% da população com o transtorno e um total de 17,4 milhões de casos.

O levantamento mostra que, além do Brasil e dos Estados Unidos, países como a Ucrânia, Austrália e Estônia também registram altos índices de depressão em sua população – 6,3%, 5,9% e 5,9%, respectivamente. Entre as nações com os menores índices do transtorno estão as Ilhas Salomão (2,9%) e a Guatemala (3,7%). A prevalência na população mundial, segundo a OMS, é 4,4%.
0800 767 8727 | (11) 2714-5699