Descubra a Arte de Curar: O que é Arteterapia?

Descubra a Arte de Curar: O que é Arteterapia?

image

A arteterapia é uma forma de terapia expressiva que utiliza o processo criativo da arte para melhorar o bem-estar emocional e mental. Neste método terapêutico, a expressão artística torna-se uma ferramenta poderosa para explorar sentimentos, resolver conflitos internos e promover a autoconsciência.

A Arteterapia é uma profissão integrativa de saúde mental e serviços humanos que enriquece a vida de indivíduos, famílias e comunidades por meio de produção artística ativa, processo criativo, aplicação teoria psicológica e experiência humana dentro de uma relação psicoterapêutica.

Facilitada por um arteterapeuta profissional, apoia eficazmente os objetivos do tratamento, bem como as preocupações da comunidade. A Arteterapia é usada para melhorar a cognição e funções sensório-motoras, fomentar a autoestima e a autoconsciência, cultivar a resiliência emocional, promover insights, aprimorar habilidades sociais, reduzir e resolver conflitos e angústias e avançar mudanças sociais e ecológicas. A Pós forma esses profissionais com a Pós em Arteterapia, o curso está dentro dos parâmetros da UBAAT – União Brasileira das Associações de Arteterapeutas.

 

Definição (mais ampla) de Arteterapia:

A Arteterapia é uma profissão integrativa de saúde mental e serviços humanos que enriquece a vida de indivíduos, famílias e comunidades por meio de produção artística ativa, processo criativo, aplicação teoria psicológica e experiência humana dentro de uma relação psicoterapêutica.

Os arteterapeutas são médicos de nível mestre que trabalham com pessoas de todas as idades em um amplo espectro de prática. Guiados por padrões éticos e escopo de prática, sua educação e o treinamento supervisionado os prepara para um trabalho culturalmente proficiente com diversas populações em uma variedade de configurações. Honrando os valores e crenças dos indivíduos, os arteterapeutas trabalham com pessoas que enfrentam problemas de saúde médica e mental, bem como indivíduos que procuram crescimento emocional, criativo e espiritual.

Através de métodos integrativos, a arteterapia envolve a mente, o corpo e o espírito de maneiras que são distintas apenas da articulação verbal. Cinestésico, sensorial, perceptivo e simbólico oportunidades convidam modos alternativos de comunicação receptiva e expressiva, que podem contornar as limitações da linguagem. A expressão visual e simbólica dá voz à experiência, e capacita a transformação individual, comunitária e social.

 

Como Funciona a Arteterapia?

 

Ao contrário da terapia convencional, onde as palavras são o principal meio de comunicação, a arteterapia permite que os indivíduos expressem seus pensamentos e emoções de forma não verbal, através da pintura, desenho, modelagem, integração e outras formas de arte. Esta abordagem criativa possibilita uma exploração profunda do subconsciente, muitas vezes revelando insights que podem não ser acessíveis através da conversa tradicional.

As pessoas que fazem arte sob qualquer forma, quer se consideram artistas ou não, participam num processo de autodescoberta que lhes dá um espaço seguro para expressar os seus sentimentos. Além disso, permite que eles se sintam mais no controle de suas vidas. Esse processo criativo é agradável por si só, mas não é a única atividade que ocorre em uma sessão de arteterapia.

Em uma sessão de arteterapia, um indivíduo pode fazer alguns dos seguintes exercícios:

      pintura

      desenho

      pintura a dedo

      trabalhando com argila

      escultura

      esculpir

      rabiscando e rabiscando

      fazendo colagens

 

Embora esses exercícios ocorram sob a orientação de um arteterapeuta, o que emerge devem ser as respostas não filtradas do indivíduo. Compreendê-los pode promover a saúde mental e o bem-estar.

Para desvendar esse entendimento, o indivíduo e seu arteterapeuta discutirão a obra de arte. Eles exploram o que objetos, pessoas e imagens aparecem ou não nele.

A Pós USCS promoveu uma série de três lives para aprofundar os principais pontos da Arteterapia. Convidamos você para entrar nesse debate e navegar pelo universo da Arteterapia. São três conteúdos gratuitos, online e com certificado! Inscreva-se aqui: Debates na Arteterapia

Se você está interessado em aprender mais sobre como aproveitar ao máximo o trabalho como arteterapeuta, continue lendo para descobrir as etapas e estratégias para navegar com sucesso nessa jornada.

 

LEIA TAMBÉM:

Como expressar os sentimentos na arteterapia?

Benefícios da Arteterapia para o bem-estar e a saúde mental

Como aplicar a poesia na Arteterapia na busca pela cura?

 

Os Benefícios da Arteterapia

 

1. Expressão Emocional

Através da arte, os pacientes podem dar voz a emoções complexas e muitas vezes difíceis de expressar verbalmente. Isso pode ajudar na gestão do estresse, ansiedade, depressão e trauma.

 

2. Autoconhecimento e Autoestima

 

Ao explorar o processo criativo, os indivíduos obtêm uma melhor compreensão de si mesmos e de suas necessidades internas. Isso pode levar a uma maior autoaceitação e confiança.

 

3. Resolução de Conflitos

 

A arteterapia oferece um espaço seguro para explorar e resolver conflitos internos. Ao criar arte, os pacientes podem encontrar soluções criativas para os desafios que enfrentam em suas vidas.

 

4. Desenvolvimento de Habilidades Sociais

 

Participar de sessões de arteterapia em grupo pode promover uma comunicação eficaz, empatia e trabalho em equipe, ajudando os pacientes a desenvolver habilidades sociais importantes.

 

A arteterapia é uma ferramenta versátil e eficaz para promover o bem-estar emocional e mental. Ao integrar a arte no processo terapêutico, os indivíduos podem explorar questões profundas, encontrar soluções criativas e alcançar um maior equilíbrio emocional. Se você está buscando uma abordagem única e holística para o autocuidado, a arteterapia pode ser a resposta que você procura.

 

 

Alcance todos os estágios da arteterapia especializando-se na Pós USCS!

A jornada na arteterapia é transformadora tanto para o profissional que está aplicando a arte como terapia quanto para o cliente que está desenvolvendo as atividades artísticas em busca do autoconhecimento e da cura.

Se você quer embarcar nessa jornada com qualidade e alçar voos cada vez mais altos, a Pós-graduação em Arteterapia da USCS é a escolha perfeita!

O curso acontece em 20 meses, com aulas teóricas e práticas, atendendo à carga horária exigida pela UBAAT (União Brasileira de Associações de Arteterapia) de forma intensiva, incluindo estágio de 100 horas e 60 horas de supervisão.

Matricule-se agora mesmo na Pós-graduação em Arteterapia!

 

0800 767 8727 | (11) 2714-5699