Desafios da liderança e sustentabilidade

Desafios da liderança e sustentabilidade

image

Segundo o dicionário Aurélio, líder é o indivíduo que exerce influência no comportamento ou no modo de pensar de alguém. É um papel extremamente importante dentro das organizações na sociedade em que vivemos. A palavra do líder deve inspirar a confiança de seus liderados e motivá-los a seguir em frente, sem deixar de pôr “a mão na massa” e enfrentar desafios.

Estamos em um período marcado pelo consumismo desenfreado. É gritante o número de itens comprados sem a devida necessidade. O hábito de consumir está levando o planeta a índices cada vez mais exorbitantes, como o do dia da sobrecarga, que consiste no dia em que a Terra atinge o limite de consumo do que consegue repor em um ano (em 2016, ocorreu no dia 8 de agosto).

Levamos os nossos hábitos de consumo para a escola/faculdade, empresa etc., passando-os do âmbito pessoal para o profissional. É aí que o papel do líder se desenvolve. Liderar uma equipe, cuidar das suas funções triviais e comuns e ainda por cima desenvolver um ambiente de trabalho sustentável não é uma atividade fácil. 

Empresas de grande porte têm adotado medidas para reduzir o desperdício, evitando ao máximo o uso de papel – um dos principais culpados pelo desperdício – e apostando pesado em reciclagem. Um exemplo é a marca de cosméticos M.A.C , que ofereceu um batom novo em troca de seis embalagens usadas.

Nem todas as empresas têm condições de fazer tamanhas campanhas. O que pode ser feito é implantar em seu ambiente comercial pequenas atitudes diárias a fim de criar uma consciência ambiental. 

Pequenas atitudes podem se tornar diferenciais em nosso cotidiano, por exemplo:
Diminuir ao máximo o uso de papel em impressões e, se forem usados, deve-se reaproveitá-los ao máximo.
Diminuir o uso de copos descartáveis. Pode-se utilizar canecas individuais.
Economize papéis-toalha ao secar as mãos após usar o banheiro. Utilize duas folhas de papel-toalha e depois, somente em caso de necessidade, utilize mais.
Ao encher a garrafa de água, coloque a quantidade que você realmente consumirá, pois após a água atingir a temperatura ambiente, poucas pessoas ainda a consomem.
Aposte na reciclagem e na coleta seletiva de lixo. Busque empresas que tenham cuidado em reciclar ou fazer essa separação, descartando o lixo corretamente.
Economize energia. Desligue seu computador – inclusive a tela – ao finalizar suas atividades e apague as luzes que não estão sendo utilizadas.

São pequenas atitudes que podem mudar hábitos destrutivos, diminuir custos e transformar seu ambiente de trabalho em um ambiente mais saudável e sustentável.

0800 767 8727 | (11) 2714-5699