
A dança e consciência corporal é a melhor forma de estimular e adquirir a compreensão dos movimentos e o que acontece em seu corpo, e a partir disso buscar sua individualidade.
Consciência Corporal é a capacidade pessoal de se autoconhecer em suas condições físicas, saber exatamente o que é e como funciona seu corpo, implicando desde curiosidades simples até explicações mais complexas.
Podendo ter a instrução de uso do seu corpo para melhor conhecê-lo e manipulá-lo e entender como funciona e quais suas necessidades, evitando assim diversos erros.
Para isso, o profissional adequado mostrará e dará informações que envolvem as áreas da Anatomia, Fisiologia, Psicologia e Cinesiologia (ciência que estuda os movimentos do corpo humano) aliadas ao experimento criativo do movimento de dançar e da sensibilidade ao ouvir sons.
Esse trabalho amplia a assimilação dos movimentos, tanto no cotidiano como em aula, direcionando as pessoas a buscarem uma maior relação com o seu próprio corpo. Assim analisam-se o espreguiçar, as várias maneiras de se movimentar, sentar, gesticular, falar etc.
Na imagem: Diogo Granato
Foto: Haroldo Saboia