
No contexto da saúde, o home care emerge enquanto um setor de atendimento cada vez mais presente, sendo, atualmente, abraçado pelos planos e seguros de saúde por levar cuidados de saúde para o ambiente domiciliar dos pacientes, o que demanda abordagens terapêuticas flexíveis e adaptáveis como a Arteterapia.
Essa abordagem terapêutica pode ser uma ferramenta de grande eficácia no tratamento de psicopatologias, em especial por auxiliar no processo de expressão e processamento de emoções, além de promover, de forma direta, o autoconhecimento e a melhoria da qualidade de vida e do bem-estar físico e mental. Sua relevância no tratamento de diversas psicopatologias reside na capacidade de acessar e trabalhar o inconsciente, facilitando a comunicação não verbal e proporcionando um espaço seguro para a expressão de emoções complexas.
Continue a leitura para saber como a Arteterapia pode revolucionar o tratamento de psicopatologias em pacientes de home care.
A interface entre psicopatologias e Arteterapia
A Arteterapia atua como um importante recurso no cuidado de transtornos mentais, oferecendo um caminho alternativo à farmacologia para a expressão que transcende as limitações da linguagem verbal, muitas vezes imposta pelas psicopatologias. Portanto, ao se engajar no processo criativo, o indivíduo encontra um ambiente seguro para externalizar seus sentimentos, pensamentos e conflitos internos que podem ser difíceis de verbalizar ou compreender, promovendo um profundo alívio emocional, além de colaborar para o desenvolvimento do autoconhecimento.
Estudos globais apontam que abordagem psicológica auxilia em muito na ressignificação de experiências traumáticas, frequentemente associadas ao cerne dos transtornos psicológicos, logo, com o auxílio da criação artística, o paciente consegue dar novas formas e narrativas às suas vivências, desenvolvendo uma reorganização psíquica e transformando a compreensão que tem sobre si e sua história, tornando-as mais integradas.
Além disso, a Arteterapia também contribui significativamente para o alívio de sintomas de diversas psicopatologias, como ansiedade, depressão, isolamento social e dificuldades de comunicação. Com a imersão em atividades artísticas, o indivíduo consegue reduzir a ruminação de pensamentos negativos, diminuir os níveis de estresse e aumentar a sensação de autoeficácia e autocontrole, onde a produção artística irá agir como um canal para a liberação de tensões e para o fortalecimento da autoestima.
Desafios do atendimento em home care
Os grandes desafios do atendimento em home care estão relacionados à natureza do ambiente domiciliar pois, diferente de um atendimento em consultório ou clínica, o terapeuta adentra o espaço íntimo do paciente, podendo exigir uma adaptação cuidadosa frente às dinâmicas familiares, à estrutura física do ambiente e aos recursos disponíveis. Assim, a garantia de um ambiente propício para a sessão de Arteterapia, que preserve a privacidade e concentração do paciente, torna-se um ponto de atenção fundamental.
Além destas questões, outro desafio da aplicação prática terapêutica em Arteterapia em atendimentos home care é a variabilidade das condições de saúde dos pacientes atendidos que, frequentemente, apresentam comorbidades físicas que podem limitar sua mobilidade e disposição para a realização de determinadas atividades artísticas, portanto, o arteterapeuta precisa saber identificar qual processo melhor se adequa às necessidades psicológicas e possibilidades físicas do paciente, demandando do profissional maior flexibilidade e criatividade para adaptar propostas e materiais artísticos às capacidades e limitações individuais de cada paciente.
Por isso, é imprescindível que o arteterapeuta conte com estudos e cursos de aprimoramento contínuos na área para que consiga transformar os desafios do atendimento home care em algo positivo, onde a familiaridade do ambiente domiciliar pode se tornar um grande facilitador para a criação de um vínculo terapêutico mais assertivo e sólido, possibilitando ao paciente o acesso a conteúdos emocionais mais profundos.
Benefícios de atender com Arteterapia em home care
Apesar de enfrentar grandes desafios, o atendimento domiciliar em Arteterapia também oferece inúmeros benefícios, em especial para pacientes com psicopatologias diversas, onde a possibilidade de receber o tratamento no conforto e segurança do próprio lar tende a minimizar o estresse e a fadiga, frequentemente associados ao deslocamento, principalmente quando considerados pacientes com mobilidade reduzida ou condições de saúde frágeis. Isso contribui para uma maior adesão ao tratamento e, também, para a continuidade do cuidado terapêutico.
A natureza flexível da Arteterapia possibilita que as sessões sejam adaptadas conforme o estado físico e emocional do paciente no dia da consulta, tornando o tratamento mais humanizado e centrado em suas necessidades individuais. Portanto, ao utilizar materiais artísticos variados, além de contar com a possibilidade de trabalhar com diferentes linguagens expressivas, garante-se que o paciente consiga encontrar a forma mais adequada de se expressar artisticamente, mesmo frente a limitações físicas ou cognitivas, promovendo sua autonomia e autocontrole no processo terapêutico.
Além disso, a Arteterapia, quando aplicada em home care, pode, também, fortalecer laços familiares quando, com o consentimento do paciente, ao envolver cuidadores e familiares em atividades artísticas conjuntas, promove maior integração social.
Seja um arteterapeuta credenciado
Com a Pós-graduação em Arteterapia, idealizada pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul, você desenvolve as habilidades técnicas adequadas para tratar seus pacientes de maneira ética e especializada, pautando-se nos fundamentos da Arteterapia e da Psicologia Analítica. Este curso é ideal para aqueles que desejam oferecer ainda mais para seus pacientes, objetivando auxiliá-los em suas jornadas de cura.
Com um ensino sólido e atualizado, o curso de Arteterapia da Pós USCS é presencial, e pode ser realizado em São Caetano do Sul ou em São Paulo, contando com duração de 20 meses, com 560 horas de carga total, além de ter um corpo docente formado por especialistas e mestres, que irão fornecer aos alunos da Pós uma formação completa. Em um diferencial de 100 horas de estágio, o aluno irá desenvolver, na prática, o conhecimento obtido em sala de aula.
O curso profissionalizante de Arteterapia da Pós USCS segue os parâmetros instituídos pela União Brasileira das Associações de Arteterapeutas (UBAAT).
Na Pós USCS você vivencia a experiência que sempre buscou para se tornar o profissional dos seus sonhos. Com a Pós graduação em Arteterapia, você vai além e transforma a vida de inúmeras pessoas!
Se aprofunde gratuitamente em Arteterapia com um material exclusivo
Mergulhe no universo da Arteterapia em um minicurso online e inteiramente gratuito, desenvolvido pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul, e conheça a qualidade educacional da Pós-graduação em Arteterapia, ministrado por grandes nomes do corpo docente.
No curso ‘Introdução à Arteterapia’, você será introduzido em uma jornada de aprendizado sobre os fundamentos basilares da Arteterapia, sendo guiado a se aprofundar em temas de grande relevância para a área. Em cinco horas de conteúdo, você aprende com grandes nomes do mercado da Arteterapia e da Psicologia Analítica e, ao final, ainda recebe um certificado de participação.