Conheça a diferença entre ciclorrota, ciclovia e ciclofaixa

Conheça a diferença entre ciclorrota, ciclovia e ciclofaixa

image

Entre uma das grandes reviravoltas do sistema de transporte em São Paulo no último ano, encontramos a inserção da bicicletas como meio de transporte, aos adeptos, surgiram três opções para o tráfego com bicicletas, porém, nem sempre sabemos a diferenças e as regras.
Abaixo, vamos tentar desmistificar esse “novo” meio de transporte que está recebendo grande aderência do público paulistano.

 Ciclorrota

 A ciclorrota é um trecho com ou sem sinalização, que representa a via recomendada para os ciclistas. Na Ciclorrota bicicletas, carros, ônibus e motos transitam juntos. Essas rotas são sinalizadas para que os motoristas fiquem atentos, pois naquele trecho existe a circulação de ciclistas. A intenção é que haja respeito entre motoristas, motociclistas e ciclistas.

 Ciclovia

 É uma via de trânsito voltada exclusivamente para veículos sem motores como bicicletas e skates. Essa via é totalmente separada das vias de veículos motorizadas.

 A separação pode ser feita por mureta, meio fio, grade, blocos de concreto ou qualquer  outro tipo de isolamento fixo.

 Ciclofaixa

 A ciclofaixa normalmente não tem nenhuma separação física. Ela é feita na maiorias das vezes  apenas com uma faixa pintada no chão, tendo no máximo “olhos de gato” ou “tartarugas”.

 É indicada para vias onde o trafego é calmo e é mais barata que a ciclovia, já que usa a própria estrutura das vias.

0800 767 8727 | (11) 2714-5699