Como você se relaciona com os clientes na internet?

Como você se relaciona com os clientes na internet?

image

As redes sociais fazem cada vez mais parte de nossas vidas. Com isso, elas têm ganhado também a devida atenção das empresas e marcas nas estratégias de marketing. Até mesmo empresas tradicionais, que durante anos hesitaram em adaptar-se ao ambiente digital, precisaram repensar suas formas de se comunicar com os clientes. 

Todavia, apenas criar uma conta no Facebook ou no Instagram e alimentá-la com um conteúdo ou outro, sem um planejamento estratégico e a devida atenção com o público ali presente, não basta. Dominar as ferramentas utilizadas pela empresa e entender a verdadeira função de cada uma delas ajudará a desenvolver um plano digital mais eficiente e a melhorar o relacionamento com os seus clientes. 

Antes de tudo, porém, é importante que o nível de seus produtos ou serviços, assim como o atendimento presencial – caso haja ponto físico –, estejam alinhados ao conteúdo apresentado na internet. Isso fará com que o público ganhe confiança na empresa e se identifique ainda mais com os seus valores, tornando-se um admirador.

Lembre-se: tudo tem acontecido em grande velocidade, e isso se aplica também à disseminação de informações, que podem chegar ao conhecimento de milhares de pessoas em poucos minutos. Uma falha publicada e pronto! Um longo tempo de trabalho para posicionar a empresa pode ir por água abaixo e gerar uma grave crise de imagem. 

Foi-se o tempo em que internet era apenas um meio de diversão. Hoje, até mesmo em perfis pessoais, é preciso ter cuidado com o conteúdo publicado e com a forma de se relacionar com as pessoas. Portanto, aproprie-se das redes sociais com sabedoria e faça da internet sua grande aliada para aproximar seu público e gerar credibilidade para a sua empresa. 

Confira algumas dicas de gestão e relacionamento com o cliente na web:

Crie ações: Um dos grandes benefícios que se pode ter no ambiente digital é a flexibilidade que ele propicia para promover diferentes tipos de ações, envolvendo diretamente o público que o acompanha. É preciso unir a equipe e colocar a criatividade em prática, promovendo ações que engajem e façam com que os seguidores se sintam importantes e beneficiados. Sorteios, games e posts que interajam diretamente com o público são ótimas opções para isso. Só não se esqueça de atentar para as regras de cada rede. 

Mostre-se presente: Ao precisar de uma informação, como valor de produto, horário de funcionamento ou endereço de um estabelecimento, o primeiro lugar que buscamos é a internet. E quando não encontramos no site ou nas páginas, procuramos por meio de contato com a empresa, seja por e-mail, mensagem via Facebook ou SAC online. Portanto, assim como nos pontos de venda, é importante reservar um horário para atender às solicitações digitais. Não deixe o consumidor sem respostas ou esperando por muito tempo.

Não foque apenas em produto: A internet é um ótimo meio para desenvolver uma linguagem ainda mais próxima da realidade de seu público. É preciso sair do óbvio e se comunicar com seu público de forma com que ele se identifique, assim como apresentar conteúdo de interesse dele. Obviamente, precisamos aproveitar esses espaços para, vez por outra, divulgar os produtos ou serviços da empresa, mas as redes sociais, como o próprio nome sugere, é um lugar de relacionar-se. Preocupe-se em manter uma boa lembrança, e não apenas em vender. Uma marca bem vista e lembrada pode gerar indicações e atrair clientes por meio de ações diferenciadas. Para isso, é importante conhecer a fundo o público de sua marca.

Tem interesse em aperfeiçoar ainda mais a forma como se relaciona com os seus clientes? Conheça os nossos cursos de Pós-graduação voltados para as áreas de Marketing e Comunicação. São diversos cursos de especialização nas áreas de Marketing de Conteúdo, Mídias Sociais e Marketing Digital, MBA em Marketing e Gestão de Clientes, entre outros. 

0800 767 8727 | (11) 2714-5699