Como enfrentar o medo de falar em público

Como enfrentar o medo de falar em público

image

O medo de falar em público, ou a tensão pré-ato, é um problema enfrentado por diversas pessoas e considerado comum, tendo em vista que a reação trata-se de uma resposta natural do organismo, que varia de pessoa para pessoa. O problema é quando perdemos o controle, e o medo se torna uma barreira na comunicação coletiva, nos impedindo de avançar em muitos aspectos.

Durante o curso de pós-graduação, muitos alunos anseiam por conquistas na vida profissional, absorvendo conhecimento e desenvolvendo técnicas essenciais para o alcance dos objetivos na carreira, porém, enfrentam dificuldades na hora de entrar em ação com o ponto-chave de qualquer grande profissional: o relacionamento interpessoal – incluindo a fala em grupo.

Confira algumas dicas práticas que ajudarão a enfrentar o problema e livre-se do medo de falar em público:

Pare e respire:
Fazer pequenas pausas entre tópicos e frases durante uma apresentação ajuda a manter a respiração em equilíbrio, assim como a linha de raciocínio. Isso também pode ser aplicado durante um momento de falha de memória – conhecido como o ‘branco’ -, e caso não consiga retomar a fala, respire e siga adiante.

Segure um objeto:
Ainda que pareça besteira, manter um objeto em mãos durante o discurso pode trazer mais confiança, ajudando na desenvoltura e diminuindo a sensação de vulnerabilidade. No geral, há sempre um microfone ou controle auxiliando quem fala, mas caso você não esteja utilizando nenhum desses itens, vale segurar uma caneta ou régua. 

Olho no olho:
Alguns orientadores instruem os apresentadores a olharem para um ponto fixo na sala para evitar eventuais olhares de reprovação. O problema com esta estratégia é que esquivar-se da interação com o público deixa o apresentador à deriva. Simples trocas de olhar permitem que o apresentador detecte gestos discretos dos participantes e isso ajuda a direcionar a fala, além de gerar uma condição de proximidade que acolhe o expositor e diminui sua ansiedade.

Tenha o conteúdo preparado:
O único problema real que pode de fato comprometer previamente uma apresentação é se ela não tiver conteúdo. Portanto, para falar em público é essencial que o expositor saiba qual o conteúdo de sua apresentação. Para pessoas experientes e familiarizadas com o tema da apresentação é possível fazer isso sem uma grande preparação prévia, mas para quem está começando ou sente medo de falar em público é sempre importante preparar o conteúdo previamente com um roteiro a ser seguido. Esse roteiro não deve ser rígido, mas será um guia que dará tranquilidade durante a exposição.

0800 767 8727 | (11) 2714-5699