Cólica não é apenas menstrual, fique atenta a sua saúde

Cólica não é apenas menstrual, fique atenta a sua saúde

image

A cólica, ou dismenorreia é um distúrbio que afeta a qualidade de vida das mulheres, podendo apresentar variação de intensidade. Para algumas mulheres as dores são tão intensas que elas apresentam náuseas e desmaios. 

Durante o período menstrual é muito comum a incidência dessas dores devido ao esforço realizado pelo útero para eliminar o endométrio, camada interna que é responsável por acolher o embrião, quando não há fecundação do óvulo. No entanto a dismenorreia também pode ser um sinal de que algo está errado com seu corpo, pois não é normal sentir dores tão intensas como muitas mulheres imaginam, podendo estar vinculadas a doenças como a endometriose, miomas, alterações do útero e dos ovários, inflamações pélvicas ou pólipos. 

A dismenorreia pode ser classificada em dois tipos, primária e secundária. A primária é a mais comum, considerada normal, pode apresentar alguns sintomas físicos, como, retenção de líquidos causando a sensação de inchaço, aumento das mamas que ficam doloridas, dores de cabeça além de sintomas psicológicos como irritabilidade, agressividade, nervosismo, vontade de chorar por qualquer motivo, depressão, que são muito característicos de tensão pré menstrual, ou mais comumente conhecido TPM. 
Já secundária precisa de uma atenção especial, pois pode ser vinculada a doenças que em alguns casos podem levar a intervenção cirúrgica. Os sintomas basicamente são dores muito intensas. Desse modo a recomendação é procurar um médico que vai avaliar a diferença entre os sintomas por meio de exames de laboratório e de imagem, além de levantamento de histórico clinico da paciente e a partir disso decidir e conduzir o tratamento mais adequado. 

Cólicas primárias podem ser aliviadas com algumas medidas simples, como, práticas de exercícios aeróbicos (andar, nadar, correr, pedalar), aplicação de calor local (bolsa de água quente na região abdominal) e dieta rica em fibras além de medicamentos para alívio da dor (que sempre deve ser acompanhado e indicado por um médico). 
0800 767 8727 | (11) 2714-5699