Cientistas desenvolvem vacina para conter vício do cigarro

Cientistas desenvolvem vacina para conter vício do cigarro

image

Como todos sabem, o cigarro faz muito mal para a saúde. Ele contém mais de 4.500 substâncias tóxicas nocivas, como alcatrão, polônio 210 e urânio (os dois últimos são radioativos), das quais 43 são comprovadamente cancerígenas. Além disso, pode causar cerca de 50 doenças diferentes em várias partes do organismo.

Em razão disso, parar de fumar é essencial para uma melhor qualidade de vida e estimulou a realização de diversos estudos no meio científico. 

Um estudo publicado no Journal of Medicinal Chemistry e divulgado no jornal britânico Daily Mail traz uma possível solução para quem deseja parar de fumar. Trata-se de uma vacina capaz de diminuir os efeitos da nicotina no cérebro humano. O estudo ainda está em fase de testes em roedores, mas demonstrou resultados positivos já nos primeiros dez minutos após a injeção do protótipo, que foi capaz de diminuir a concentração da substância no cérebro dos roedores. Agora o desafio dos cientistas é tentar ajustar a fórmula aos humanos.

A vacina age no organismo por meio do aumento do número de anticorpos que se ligam a moléculas da nicotina presente no cigarro, atrasando seus efeitos e, dessa forma, diminuindo a urgência em fumar de novo e as crises de abstinência. Ela foi desenvolvida por cientistas do Instituto Scripps, na Califórnia (EUA).

Os tratamentos atuais envolvem o uso de adesivos antitabagismo ou de gomas de mascar com nicotina em sua composição, porém nem sempre esses métodos são eficientes. Os efeitos colaterais deixados em algumas pessoas muitas vezes são negativos, de modo que essa vacina pode ser um tratamento eficiente e inovador.

0800 767 8727 | (11) 2714-5699