
Comuns no Japão, as faixas de pedestres diagonais, ou em X, ganharam seu espaço
Conforme a informações da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), a faixa em X vem com o objetivo de facilitar a vida dos pedestres, assim, em vez de efetuarem a travessia em duas etapas distintas (uma via por vez) para atingir a esquina oposta, poderão fazê-lo em uma única vez, diz nota.
Com essa nova faixa, o tempo para a travessia dos pedestres no local cairá de cerca de um minuto e meio (89 segundos) para cerca de um minuto (61 segundos).
Haverá também placas específicas para sinalizar a nova faixa, além da instalação de novos semáforos para pedestres.
A CET divulgou que nessa travessia as pessoas terão cinco segundos de sinal verde (o que indica que podem começar a travessia) e 18 de vermelho piscante (um aviso para que não se inicie a travessia).
Foi escolhido esse cruzamento após uma pesquisa apontar que por ali passam, mais ou menos, 189 pessoas por hora nos horários de pico. Se os testes na região funcionarem, a ideia poderá ser expandida para outros pontos da cidade.