O Ice Bucket Challenge se iniciou em julho na cidade americana de Boston, em Massachusetts. O desafio foi lançado pelo ex-jogador de basebol Pete Frates, ele iniciou esta campanha pelo fato dele mesmo sofrer de esclerose lateral amiotrófica (doença neurodegenerativa progressiva que leva a paralisia motora).
Esclarecendo este viral que invadiu as redes sociais nos últimos meses, tornando-se um sucesso de acessos e compartilhamentos, o Desafio do cubo de gelo (tradução livre para o Português) funciona da seguinte forma; quem é desafiado tem até 24 horas para doar 10 dólares a uma instituição que investigue a respeito da doença neurodegenerativa progressiva, se quem for desafiado optar por não tomar o banho frio tem a alternativa de doar 100 dólares.
Essa pessoa, após cumprir o desafio, anuncia mais três pessoas para cumprir o mesmo desafio.
Mark Zuckerberg (criador da rede social Facebook) foi uma das personalidades que despejou um balde de água fria na cabeça e uma das três pessoas a quem passou o desafio foi Bill Gates (criador da IBM). Muitas outras celebridades também aderiram a campanha mundo todo.
No Brasil, uma das opções para doação são as seguintes: Instituto Paulo Gontijo, Pró-Cura e Associação Brasileira de Esclerose Lateral Amiotrófica (Abrela).
Elas foram criadas para promover campanhas e estudos sobre a doença conseguem se manter por meio de doações, além da parceria com entidades internacionais, como a ALS Association, que promoveu a ação nos Estados Unidos.
Cursos de Pós-graduação nas modalidades PRESENCIAL e EAD.