Boca seca? Pode ser síndrome de Sjögren

Boca seca? Pode ser síndrome de Sjögren

image

Sentir a boca seca por muito tempo, incômodos para se alimentar e a língua avermelhada podem ser sinais da síndrome de Sjögren, conhecida entre os dentistas como SS. Essa síndrome é uma doença autoimune, ou seja, ocorre quando algumas células do corpo começam a atacar outras células. Não se sabe ao certo qual é a causa específica nem o tempo de duração da doença, pois ela pode surgir em qualquer momento da vida, e geralmente ocorre por ciclos que, às vezes, podem durar anos, com períodos de agravo e melhoras espontâneas.

Pessoas afetadas pela síndrome de Sjögren apresentam maior disposição a desenvolver cáries e infecções, além de maior dificuldade para comer alimentos sólidos, pois quando a produção de saliva é afetada, a proteção da cavidade oral também fica prejudicada.

De acordo com o reumatologista Fernando Neubarth, além dos sintomas manifestados na boca, os pacientes também apresentam secura em outras partes do corpo, como nariz, olhos e vagina. A síndrome também pode chegar a afetar órgãos como pulmões, rins, vasos, fígado, pâncreas e cérebro. 
Quando a síndrome está em um grau primário, o principal sintoma é secura nos olhos e na boca; no entanto, quando ela evolui para sua forma mais agressiva, ocorre desordem dos tecidos conjuntivos, gerando dores nas articulações.

A síndrome de Sjögren causa muitos desconfortos, principalmente quando surgem dores nas articulações. "Olhos secos podem levar a ulcerações na córnea e, especificamente quanto à boca, os danos mais graves são as infecções e todos os problemas dentários que a diminuição da salivação provoca", afirmou Neubarth.
A professora Ana Maria Pires Soubhia (CROSP 2167), da Faculdade de Odontologia da Unesp, ressalta que a falta de saliva pode trazer muitos prejuízos à saúde bucal, pois a saliva tem diversos componentes orgânicos e inorgânicos, além de água, e desempenha muitas funções específicas. Isso significa que qualquer alteração na saliva pode trazer danos.

Além disso, a professora Soubhia ressalta que nem toda queixa de boca seca está associada à síndrome de Sjögren, pois alguns medicamentos, como antidepressivos, por exemplo, quando ingeridos por um longo tempo, podem diminuir a produção de saliva. Por essa razão, é necessário sempre procurar um especialista, que vai avaliar o caso por meio de exames laboratoriais (exames de sangue), radiológicos, anatomopatológicos (biópsia das glândulas salivares menores feita no lábio) e de medicina nuclear (cintilografia das glândulas parótidas), e acompanhar o caso.

0800 767 8727 | (11) 2714-5699